Imunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
Imunidade

Rita Carvalho Costa
Nº17 12ºCTA

Porto, Março de 2012

1. INTRODUÇÃO

O sistema imunitário é constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de reconhecer os elementos do próprio organismo e os que lhe são estranhos, e de desenvolver acções que protegem o organismo dos agentes patogénicos e das células tumorais.
Aos agentes biológicoscapazes de causar doenças aos animais (bactérias, vírus, fungos, protozoários ou animais parasitas), damos o nome de organismos patogénicos. Estes entram no corpo dos animais através do ar, da água, dos alimentos ou através de lesões da pele ou das mucosas.
O reconhecimento dos elementos dos próprios e estranhos ao organismo baseia-se num conjunto de glicoproteínas superficiais da membranacitoplasmática que funcionam como marcadores celulares.
Neste trabalho, vou falar acerca dos tipos de defesa existentes, de doenças e da biotecnologia utilizada no diagnóstico e na terapêutica de doenças.

2. AGENTES PATOGÉNICOS
Agente patogénico | Principais características | Imagem |
Bactérias | As bactérias são seres unicelulares, microscópicos, que se reproduzem por divisão binária.Algumas bactérias produzem toxinas potentes e outras multiplicam-se no interior das células, destruindo-as.As doenças causadas por bactérias podem ser combatidas com antibióticos. | |
Vírus | Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica que envolve o material genético, que, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos. Reproduzem-se no interior de células de umhospedeiro.Os vírus não têm mecanismos de reparação do DNA e, por isso, a taxa de mutação é elevada. Existem poucas drogas capazes de combater o vírus. | |
Fungos, vermes e protozoários | Organismos eucarióticos, unicelulares ou pluricelulares. Sobrevivem e reproduzem-se à custa do organismo hospedeiro, prejudicando-o. | |

No meio ambiente existem numerosos e variados agentes patogénicos,capazes de causarem doenças. Os principais agentes patogénicos são as bactérias, os vírus, os fungos, os protozoários ou os vermes parasitas.
O quadro que se segue, resume as principais características dos agentes patogénicos:

3. MECANISMOS DE DEFESA
A resposta imunitária é um conjunto de processos que permite ao organismo reconhecer a presença de substâncias estranhas ou anormais, paraque sejam neutralizadas e eliminadas.
No ser humano, pode-se considerar a existência de dois tipos de resposta imunitária ou mecanismos de defesa:



4.1 Constituintes do Sistema Imunitário
Nos vertebrados, e particularmente no Homem, considera-se que fazem parte do sistema imunitário:
-Células efectoras (leucócitos, macrófagos e plasmócitos);
-Vasos linfáticos;
-Órgãos envolvidos nacaptura e destruição de agentes agressores externos (adenóides, amígdalas, gânglios linfáticos, baço, apêndice e tecido linfático associado a mucosas);
-Órgãos ou estruturas onde são produzidos e maturados os leucócitos (timo e medula óssea).

4.2 Leucócitos
Os leucócitos são as células efectoras do sistema imunitário.
Podem ser granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos) ouagranulócitos (linfócitos e monócitos), conforme a presença ou ausência, respectivamente, de granulações no citoplasma:



3.3. Mecanismos de Defesa Não Específicos
A resposta imunitária não específica, também designada imunidade inata, consiste num conjunto de processos que confere protecção contra agentes patogénicos.
A resposta do organismo é sempre a mesma, qualquer que seja oagente invasor e qualquer que seja o número de vezes com que este contacta com o organismo. Não se verifica especificidade, nem memória.
A defesa não específica é constituída por vários elementos como:

9. BARREIRAS FÍSICAS E SECREÇÕES
Previnem a entrada de agentes estranhos no organismo.
A pele e as membranas mucosas, quando intactas, não permitem a entrada de agentes patogénicos. As...
tracking img