Impulso e quantidade de movimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias :
Descartes formulou o embrião dessa teoria. Primeiramente, ele acreditava, no entanto erroneamente, que a quantidade de movimento era igual à força que provocava o movimento, a qual elechamava de força motriz. Essa idéia foi sendo melhorada e ampliada durante um século, até queJean le Rond d’Alembert apresentou a versão atual desse teorema.
Imagine uma criança num balanço com certavelocidade. Imagine também que num certo instante o pai desta criança aplica-lhe uma força durante um intervalo de tempo, ou seja, lhe dá um impulso. O resultado do impulso dado pelo pai é um aumento naquantidade de movimento que o menino possuía. O teorema do impulso diz que se pegarmos a quantidade de movimento que o menino passou a ter no final e compararmos com a quantidade de movimento que eletinha veremos que ele ganhou um certo movimento que é exatamente o impulso dado pelo pai.
A expressão matemática do Teorema do Impulso é a seguinte:
IFr = ∆Q Ou FR. ∆t = m. v – m. v inicial
Emtermos vetoriais, o impulso é igual à variação de quantidade de movimento que ele provoca em um corpo. Apesar disso, quando a força e a velocidade tiverem a mesma direção, poderemos tratá-lasalgebricamente como se fossem grandezas escalares. Porém, torna-se necessário um pequeno artifício matemático: adotaremos um sentido como sendo o positivo da trajetória. Corpos que se deslocarem nesse sentidoterão velocidades positivas, e assim, quantidades de movimento positivas. Corpos que se deslocarem contra esse sentido adotado como positivo terão velocidades negativas e desse modo, quantidades demovimento negativas.
Aplicação Sob a ação de uma força resultante constante de intensidade 20N, um corpo, de 1,0 kg, parte do repouso no instante t = 0. Calcule o módulo do impulso da resultante, desde t= 0 até t = 5,0s, e a velocidade final.
Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Solução:
= t
I = 20. 5 = 100Ns
Para calcular a velocidade,...
tracking img