Fichamento do texto as regras do método sociológico.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA –UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS







FICHAMENTO



DISCENTE: Thais Pereira de Almeida.

DISCIPLINA: Sociologia e educaçãoCURSO: Pedagogia.



TEXTO:

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. SP:Martin Claret, 2002.
1. Idéia central do texto.
No 1° capitulo o autor retrata os fatos sociais comoidéia central. “Não e possível definir o fato social pela sua generalidade no interior da sociedade” (p.30).


2. Argumentos apresentados pelo autor (a) para sustentação da ideia central.
Eleutiliza vários argumentos entre esses os que mais se destacam são:
“... Quando desempenho meu papel de social de irmão, de esposo ou de cidadão, quando realizo os compromissos que tomei, cumprodeveres que são definidos, para além de mim e dos meus atos, no direito e nos costumes. Mesmo quando eles estão de acordo com os meus sentimentos próprios e sentindo-lhes interiormente a realidade,esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu que os estabeleci, antes os recebi pela educação...” (p.31-32).
“Aqui está uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais:consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo e dotadas de um poder coercivo em virtude do qual se lhe impõem. Por conseguinte, não podem confundir-se com os fenômenosorgânicos, visto que consistem em representações e em ações; nem com os. Constituem, pois, uma espécie nova e a eles se deve atribuir e reservar a qualificação de social”.(p.33)
“Uma vez, porém, queé hoje incontestável que a maior parte das nossas idéias e tendências não são elaboradas por nós, mas antes nos vêm do exterior, elas só podem penetrar em nós impondo-se; é isto apenas o que a nossadefinição significa. Sabe-se, aliás, que nem toda a obrigação social exclui necessariamente a personalidade individual”.(p.33)
“Porém, como os exemplos que acabamos de citar (regras...
tracking img