Importancia da contabilidade na industria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis

márcia schönberger

a importância da contabilidade na indústria

São Carlos
2012

márcia schönberger

a importância da contabilidade na indústria

Trabalho apresentado à disciplina Contabilidade de custos, Contabilidade gerencial, Contabilidade industrial e Sistemas de informação da Universidade Norte do Paraná - UNOPARProf. Fábio Rogério Proença, Joenice Diniz, Marcelo Resquetti Tarifa e Merris Mozer

São Carlos
2012

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA 5
2.1.1 CONTABILIDADE NA ATUALIDADE 5
2.1.2 CONTABILIDADE X INDÚSTRIA 6
2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE INDUSTRIAL 8
2.2.1 PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS 82.2.2 IMPORTANTES TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS 9
2.2.3 EQUIVALENTE DE PRODUÇÃO NAS EMPRESAS INDUSTRIAIS 10
2.3 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 12
2.3.1 A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO OPERACIONAL EM CONTABILIDADE 13
2.4 CONTABILIDADE GERENCIAL 14
2.4.1 RELAÇÃO CUSTO X VOLUME X LUCRO E SUA APLICAÇÃO NA POLÍTICA DE PREÇOS 15
3 CONCLUSÃO 22
4REFERÊNCIAS 23

INTRODUÇÃO
Todos os dias em nossa vida tomamos varias decisões , umas parecem insignificantes, mas são necessárias para o bom andamento do nosso dia. Na contabilidade as decisões também são fundamentais e este trabalho tem por objetivo mostrar a importância da contabilidade no âmbito organizacional.
A contabilidade evolui e deixou de ter apenas a função de coletar e registrar os dados,atualmente ela é uma ferramenta fundamental na tomada de decisões e na formação de orçamentos e no planejamento estratégico.
As empresas industriais tem certas particularidades em sua contabilização, por isso se utilizam da contabilidade industrial para o registro de suas atividades. As industrias tem como função principal a transformação de matéria-prima em produtos. Neste processo existeminúmeros gastos, que para melhor aplicação ao custo dos produtos são diferenciados em diretos e indiretos, e em variáveis e fixos. Alem disso, são usadas algumas terminologias na diferenciação que são: gastos, custos, despesas, investimento, desembolso e perda.
Ao final de determinado período (mês, semestre, ano,...) existem produtos acabados prontos para a venda. Porem, como na maioria das empresasindustriais a produção é em serie, ao final deste período é normal que existam produtos em diversos níveis de elaboração. Nestes casos, utiliza-se o calculo da equivalente de produção, que determina o custo médio unitário quando existem produtos em elaboração no final do período.
No processo decisório gerencial, a contabilidade gerencial se destaca, pois ela utiliza técnicas e procedimentos deoutras ramificações da contabilidade, aprofundando o conhecimento e analisando as informações de maneira a facilitar e auxiliar os gerentes no processo de tomada de decisão.
Na verdade, todo esse processo de tomada de decisão, necessita de um sistema de informação confiável, no qual se possa encontrar informações corretas, de qualidade e acima de tudo necessárias, pois a informação em si não temvalor se ela não for desejada. A correta analise e aplicação dessa informação fará com que a organização tenha uma visão mais ampla do futuro, e possa direcionar o seu planejamento de forma mais eficiente e promissora.

DESENVOLVIMENTO

* 2.1 A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA
CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

Na historia da humanidade existem diversos indícios que relatam o uso dacontabilidade, de forma muito rústica (é claro), desde os primórdios da espécie humana. A principio ela era apenas utilizada como um simples controle de bens. Com a evolução do comercio ela passou a ter a função de calcular a obtenção ou não de lucro. Isso tudo ainda de forma muito simplificada, pois o sistema de comercio da época consistia na compra de um determinado produto por um preço “X”, se...
tracking img