Imperialismo: fase superior do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fase Superior do Sistema Mundial Capitalista
“O Imperialismo sob a perspectiva Leninista”






Aluno: Victor Marques Cardoso Costa







Projeto de Monografia apresentado à Coordenação do Curso de Relações Internacionais do Centro Universitário da Cidade, em cumprimento às exigências da disciplina Projeto Monográfico.








Centro Universitário da Cidade

Rio deJaneiro

2011.2

SUMÁRIO










1- FORMULAÇÃO PROBLEMA


1. Introdução...........................................................................................01


2. Formulação da Situação Problema....................................................02


3. Delimitação..........................................................................................034. Objetivo...............................................................................................04


5. Hipótese........................... ..................................................................05


6. Justificativa..........................................................................................06






2-REVISÃO DELITERATURA.................................................................07






3-METODOLOGIA....................................................................................09






4-REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................10



















Capítulo I – FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA

1.1- Introdução


Por meados do século XIX ao iníciodo século XX, pode-se observar, mais expressivamente na Europa, berço do surto industrial, um desenvolvimento notório dos moldes do velho capitalismo baseado na livre concorrência, superado então, pelo “capitalismo monopolista”.
Esse desenvolvimento derivou-se da concentração dos meios de produção e da formação de monopólios industriais por uma pequena parcela de empresas baseadas nomodelo de “combinação”, que é destacado por Lênin como sendo uma particularidade importante e característica do capitalismo em seu mais alto grau de desenvolvimento. Além da monopolização dos meios de produção, o capital-dinheiro também passa a ser centralizado em alguns bancos, formando uma oligarquia financeira. Tais práticas, movidas pelo anseio maior e intrínseco ao sistema capitalista de produçãoque é a acumulação, exacerbaram-se cada vez mais, gerando transformações explícitas e fundamentais para elevação do capitalismo à sua fase superior, citada por Lênin como IMPERIALISMO.
Atuando sob novos moldes, e em certos aspectos, de formas muito diferentes daquelas que caracterizaram a fase capitalista que precede o imperialismo, os intentos do capital dominante permaneceram os mesmos.Controlar a expansão dos mercados, amontoar os recursos naturais do planeta e super explorar as reservas de mão-de-obra da periferia. Porém, em sua fase superior, os intentos capitalistas começaram ser limitados pelas fronteiras de Estados totalmente saturados, onde os meios de produção e de investimento já não correspondiam aos anseios lucrativos de seus mentores. Para isso então, tiveram queatravessar as fronteiras de seus Estados, impondo-se impiedosamente sobre os estados não-capitalistas, ou pré-capitalistas, como sistema dominante.
Sendo assim, podemos definir como fatos relevantes e/ou condicionantes ao surgimento do Imperialismo, a evolução dos mecanismos da política econômica dos países capitalistas, que ultrapassou os limites tradicionais do capitalismo da livre concorrência eaté então regional, por meio da concentração da produção, dos monopólios e da exportação do capital financeiro excedente, adotando novos moldes, agora expansionistas e de proporções globais, tornando-se a fase superior do capitalismo.

1.2- Formulação da Situação Problema

Segundo Lênin, os fatos elencados abaixo (de 1 a 6), que remetem a fase do capitalismo imperialista, substituem...
tracking img