Max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ética protestante e o espírito do capitalismo
Introdução do autor
Na introdução o autor aborda o desenvolvimento do capitalismo no ocidente, emcomparação com a sua evolução em outros lugares do planeta. O autor notadamente exalta o racionalismo do ocidente e expõe exemplos de como esse racionalismo influenciou no desenvolvimento de várias áreas daciência e da arte. (Parágrafo 3, página 4)
Mais a frente ainda na introdução o autor defende que a ganância, a busca exagerada por dinheiro não surge com o capitalismo, ele mostra que essa ganância éanterior ao capitalismo, para isso ele explica mostrando que desde sempre garçons, soldados, cocheiros, artistas, entre outros sempre tiveram essa vontade por mais dinheiro. (Parágrafo 2, página 5)
Aindatratando do capitalismo ele o divide entre capitalismo racional e irracional, este aventureiro, especulativo, com os proprietários do capital investindo em partidários de guerras civis, pirataria,etc. E aquele, racional, voltado para um mercado regular com tudo contabilizado. Também é enfatizado dois fatores importantes para o desenvolvimento do capitalismo: a separação dos negócios da moradiada família, e uma contabilidade racional.(Parágrafo 3,página 7)

Capítulo 1 – Filiação religiosa e estratificação social.
Neste capítulo, é trabalhada a ideia de como os diferentes direcionamentosreligiosos podem influenciar no desenvolvimento econômico. Com um enfoque principal entre o catolicismo e o protestantismo ele nos mostra com alguns dados que os protestantes de alguma forma são maispróximos do capitalismo, usando como exemplo a formação acadêmica de ambos para provar isso. (Parágrafo 3, página 13)
Ainda é citado que os protestantes em qualquer posição que estejam como maioria,minoria, dirigentes, subordinados, apresentam uma tendência especial para desenvolver o racionalismo econômico, fato que não se observa entre os católicos. (Parágrafo 4, página 14)

Capítulo 2 –...
tracking img