Imperialismo: fase superior do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lênin no livro Imperialismo: fase superior do capitalismo trata sobre a formação dos monopólios e do surgimento do capitalismo financeiro, ou seja, a livre concorrência gera a concentração daprodução, a qual, atingindo um certo grau de desenvolvimento, conduz ao monopólio.
O autor analisa os monopólios de diferentes ramos da indústria, mostrando através de dados da época que há uma grandeconcentração de parte da produção nas mãos de cartéis que estabelecem entre si acordos sobre as condições de venda, repartem os mercados de venda, estabelecem preços, distribuem os lucros entre asdiferentes empresas, portando não deixa espaço para empresas menores crescerem, consequentemente são engolidas por essas grandes empresas, como Lênin diz: “Já não se trata, de modo algum, de luta deconcorrência entre pequenas e grandes fábricas, entre empresas tecnicamente atrasadas e empresas tecnicamente avançadas. Trata-se sim do aniquilamento pelos monopólios daqueles que não se submetem ao seujugo, ao seu arbítrio”.
Através dessa monopolização, surge o capital financeiro e uma nova função para os bancos cujo papel de intermediário foi superado e transformou-se em “união de um punhadode monopolistas”. E há então o surgimento de uma oligarquia financeira que detém a maior parte do capital concentrado em algumas mãos, exercendo um monopólio e constituindo firmas, emitindo títulos,empréstimos ao estado, obtendo enormes lucros, consolidando assim o domínio destas oligarquias e “onerando toda a sociedade com um tributo em beneficio dos monopolistas”.
A oligarquia financeiraao longo do tempo vai controlando diferentes setores da economia e ao ver o mercado europeu dominado, começa a buscar novas fontes de matérias primas e novos mercado consumidores em outroscontinentes, ou seja começa a penetrar em todos os domínios da vida social e portanto essa busca por novos territórios e dominações nos levam as disparidades entre o ritmo de desenvolvimento dos diversos...
tracking img