A montagem em scott pilgrim contra o mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Cinema, Rádio e Televisão
Montagem I
Prof. Cecilia Mello

Aluno: Bruna Pereira Mass nº USP 7165484

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE MONTAGEM I
Tema: Montagem do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo
O filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. The World, 2010, Edgar Wright) é baseado em uma série de quadrinhoshomônima que conta a história do baixista Scott, um garoto de Toronto com muitos defeitos que o fazem passar longe de um herói. Scott é inseguro, preguiçoso e sem qualquer perspectiva de mudança. No filme, o rapaz de 24 anos começa a sair com Knives Chau, de 17, muito mais pela facilidade do relacionamento que por sentimento. Scott, então, se apaixona por Ramona Flowers, uma entregadora deencomendas da Amazon.com, mas para ficar com ela, ele terá que vencer os sete ex-namorados do mal da garota que se uniram em uma liga com o objetivo de controlar sua vida amorosa.
A estética do filme é bastante baseada no HQ antecessor ao filme, havendo abundância de elementos relativos à quadrinhos, mas também videogames e mangás. Estes elementos são apropriados pela linguagem cinematográfica de modoque não fazem parte apenas da estética, mas também da narrativa, havendo em alguns momentos, clara interação entre os personagens e esses elementos, seja uma interação dramatúrgica ou a própria interação física com os grafismos, por exemplo.
Embora o filme já apresente suas referências na abertura – a música da ‘Universal’ tocada de forma distorcida, assemelhando-se ao som dos videogames maisantigos -, Scott Pilgrim começa tímido em suas manipulações de decupagem e mise-en-scene – como que para acostumar o espectador aos poucos -, mas tem uma ampla utilização de grafismos, que seguindo a referência dos quadrinhos, fazem cômicas apresentações dos personagens através de quadros. Além disso, todos os sons não-verbais são sinalizados, artifício utilizado em quadrinhos pela necessidade derepresentar graficamente alguns sons importantes - já que trata-se de uma mídia exclusivamente visual -, mas que seria totalmente desnecessário em um contexto audiovisual. Tal sinalização, porém, é justificada pela opção estética que ajuda na construção desse mundo que adota regras típicas de outras mídias como se fossem suas.
Por isso, os sons saídos dos instrumentos da banda ‘Sex Bob-OMB’ sãoacompanhados por grafismos de ondas e raios. Para sons como campainhas, telefones e despertadores são utilizadas onomatopeias que interessantemente também parecem representar o som que acompanham através do seu aspecto visual, ou seja, pelo tamanho das letras, suas cores, seu formato e o movimento que a palavra faz no quadro, apresentam uma rima muito única com o som.O toque do telefone, por exemplo, é acompanhado por um grafismo da onomatopeia ‘RING’, desenhada com uma cor vibrante e letras finas e compridas – que parecem casar bem com o som estridente do aparelho-, que fazem um movimento de descida que acompanha o timbre e o volume do toque do telefone. Por outro lado, quando Knives declara-se apaixonadapor Scott, as palavras ‘LOVE’ saem de sua boca em letras de forma etérea, como o som do sussurro de Knives ao dizer essa palavra, formando uma rima entre o som e a imagem. Nesse momento, é interessante notar que Scott abana as mãos, como para afastar essas palavras, e o grafismo realmente se dissipa dando a impressão que as palavras criaram fisicalidade, pois interagem com os personagens.Esse conceito de fisicalidade de elementos virtuais ou subjetivos é usado em grande medida pelo filme que tenta exteriorizar ações internas dos personagens através de elementos heterogêneos à narrativa – como os grafismos – ou elementos diegéticos extremamente caricaturados, misturando as representações do real e do subjetivo de tal forma que é difícil de distinguí-las.
Um momento de grande...
tracking img