Impactos do paradigma da sustentabilidade no marketing: o ecologicamente correto como fator de diferenciação nos segmentos de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos do paradigma da sustentabilidade no Marketing:
O ecologicamente correto como fator de diferenciação nos segmentos de mercado

Cínthia Zuíla Alves Campos ¹[1]
Mariana Abreu Almeida

Sumário: 1. Introdução. 2. A exaustão do Modelo Econômico Ocidental e o Direito Ambiental 2.1 A necessidade de construção do Modelo Econômico Sustentável 3. O DireitoAmbiental como garantidor do Desenvolvimento Sustentável. 3.1 Conceituação e Princípios Envolvidos no de Desenvolvimento Sustentável 4. Marketing Sustentável 5. Conclusão

RESUMO

O presente artigo busca desenvolver uma pesquisa acerca dos impactos que o paradigma do desenvolvimento sustentável e suas formas de superação. Discorrendo acerca da necessidade de construção de um novo modeloeconômico sustentável, salientando as diferenças entre a economia e o direito, e trazendo o Direito Ambiental como garantidor do Desenvolvimento Sustentável, foi explicado o contexto no qual o Marketing Sustentável ou “Marketing Verde” surgiu como estratégia de diferenciação da empresa no mercado envolvendo as questões da responsabilidade social.

PALAVRAS-CHAVE

Direito Ambiental.Economia. Desenvolvimento Sustentável. Marketing

Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.

(Bob Marley)

1. INTRODUÇÃO

A questão das mudanças climáticas influencia bastante o tema da sustentabilidade ambiental, econômica esocial do planeta, além de afetar as relações negociais. O mundo de hoje requer mudanças efetivas ao invés de pequenas adaptações, de modo que as decisões são tomadas mediantes acordos entre diferentes públicos. É nesse contexto que nasce o Marketing, divulgador e facilitador melhorando a imagem das empresas.
Neste trabalho será discutida a importância da sustentabilidade como estratégia demarketing. O resultado obtido foi o de agregar e alavancar a percepção do tema, mostrando assim como as empresas vêm atuando neste novo cenário garantindo seu diferencial competitivo de um jeito responsável.
Mudanças radicais vêem acontecendo no cenário político e econômico mundial nos últimos anos. A sociedade civil está exigindo mais dos governos e, conseqüentemente, das instituições privadas.As pessoas acreditam que a responsabilidade ambiental e social é de todos. Assim, as empresas têm que administrar seus negócios obedecendo aos princípios éticos e responsáveis em todas suas relações. Nunca o comportamento das empresas foi tão importante para a imagem da marca.

2. A exaustão do Modelo Econômico Ocidental e o Direito Ambiental

O homem chega ao fim do século com anecessidade de modificação no modelo de desenvolvimento baseado no uso desenfreado dos recursos naturais não renováveis. Estes recursos começam a apresentar sinais de exaustão, o que está levando às principais economias mundiais a uma mudança efusiva nas suas metas produtivas.
Esta mudança começou a ser percebida desde 1972 quando as Nações Unidas realizaram a Primeira Conferência Mundial sobre MeioAmbiente em Estocolmo. E num período de 20 anos, com a realização da Segunda Conferência, a Rio-92, a mudança de comportamento do homem em relação ao tratamento da natureza quando ao uso de seus recursos pode ser efetivamente percebida.
Porém a preocupação acerca da necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável equitativo é, hoje, o maior desafio da raça humana. Nas últimas décadas,o problema ambiental assumiu proporções alarmantes, o que pode vir a comprometer gravemente a vida e a qualidade de vida em diversas partes do mundo e chegando, inclusive, a botar em risco a sobrevivência das pessoas, animais e vegetais. A degradação ambiental tem atingido uma considerável parte do planeta e começou a exigir uma ação integrada de inúmeros profissionais com o intuito de diminuir...
tracking img