Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos.
O conceito de ideologia é essencialmente moderno, pois antes da idade moderna as explicaçõesde realidade eram dadas pelos mitos ou pelo pensamento religioso.
Uma das primeiras idéias sobre ideologia foi expressa por Francis Bacon em seu livro Novum Organum. Ele não utiliza o termoideologia, mas ao recomendar um estudo baseado na observação, declara que até aquele momento, o entendimento da verdade estava obscurecido por ídolos, ou seja, por idéias erradas e irracionais.
O termoideologia foi utilizado inicialmente pelo pensador Francês Destutt de Tracy em seu livro Elementos da Ideologia. Tracy procurou elaborar uma explicação para os fenômenos sensíveis que interferem na formaçãodas idéias, ou seja, a vontade, a razão, a percepção e a memória.
Napoleão Bonaparte fala sobre um segundo conceito de ideologia, o de “idéia falsa” ou “ilusão”, num discurso perante o Conselho deEstado em 1812. Afirmou que seus adversários, que questionavam sua ação governamental, eram apenas metafísicos, pois o que pensavam não tinha conexão com o que estava acontecendo na realidade.
AugusteComte retomou o sentido de ideologia utilizado por Tracy.
Karl Marx não apresentou uma única definição de ideologia. Ele se refere a ideologia como um sistema elaborado de representações e de idéiasque correspondem a formas de consciência que os homens tem em determinada época. Ele afirmou ainda que as idéias dominantes em qualquer época são sempre as de quem domina a vida material e, portanto,a vida intelectual.
Mark desenvolveu a concepção de que ideologia é a inversão da realidade, no sentido de reflexo, como na câmera fotográfica, em que a imagem apresenta-se “invertida”.Contrapondo-se a muitos autores que acreditam que as idéias transformavam e defendiam a realidade, Marx afirma que a existência social condicionava a consciência dos indivíduos sobre a situação em que viviam....
tracking img