Marketing de relacionamento como diferencial competitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING DE RELACIONAMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Proposta de Investigação para o Trabalho de Licenciatura

de

LUÍS CALISTO CHEVEIA

Estudante Nº 142005438

DO CURSO DE GESTÃO

no

INSTUTUTO SUPERIOR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE

Supervisor: Prof. Doutor. João Ruas

Maputo, Abril de 2009

ABSTRACTO

Autor: Luís Calisto Cheveia
Grau académico:Licenciatura em Gestão
Título: Marketing de Relacionamento como Diferencial Competitivo
Universidade: Instituto Superior de Ciências e Tecnologias de Moçambique
Faculdade: Gestão
Supervisor: Prof. Doutor. João Ruas
Data: Abril de 2009
Palavras chave: Marketing, Relacionamento, Vantagem competitiva

Actualmente, a crescente competitividade imprime a necessidade de se repensar nasestratégias organizacionais de modo a se potenciarem os factores que efectivamente representem oportunidades de diferenciação entre as empresas.

Assim, para que as empresas se tornem cada vez mais produtivas, competitivas e inovadoras, factor principal para se diferenciarem nos mercados onde operam, têm de desenvolver Estratégias de Relacionamento eficazes para que, de forma efectiva possammanter relações firmes e duradouras com os clientes.

É neste contexto que se vai elucidar como o Marketing de Relacionamento nas empresas Moçambicanas poderá contribuir para o seu desenvolvimento nomeadamente criando condições para adquirirem mais qualidade e maior vantagem competitiva.

Neste trabalho vai-se fazer uma Investigação dentro do paradigma fenomenologico, utilizando a metodologia de‘action research’ exploratório com a condução de entrevistas para se obter informação e opinião dos gestores e cliente,apoiado por uma leitura bibliográfica pertinente para melhor fundamentar o estudo em causa.
Espera-se com este trabalho poder contribuir ainda que de forma modesta, para o sector empresarial de modo que passe a utilizar esta lógica de organização no seio das suas estratégias etambém para a comunidade académica na qual o estudante esta inserido.

ÍNDICE
Página

SUMÁRIO EXECUTIVO i

1. INTRODUÇÃO 1

2. O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO 2

1. O problema a ser investigado 2

2. As pergunta a ser investigadas e as hipóteses 3

3. As perguntas investigativas 3

2. AESTRUTURA E A METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO 4

3. OS CONSTRANGIMENTOS NA INVESTIGAÇÃO 5

4. O CONTEÚDO DOS CAPÍTULOS 5

5. OS PRINCIPAIS OBJECTIVOS DA INVESTIGAÇÃO 6

6. BIBLIOGRAFIA 6

1. INTRODUÇÃO

Mais do que uma conquista manter um relacionamento com o cliente e o mercado é bastante crucial. Actualmente, as instituições estão buscando novasformas de lidar com o mercado por forma a criar um diferencial que lhes permita obter vantagem competitiva face aos seus concorrentes.
Neste sentido estas Instituições procuram não somente atrair novos clientes mas também reter os ja existentes, enfatizando o relacionamento a longo prazo, em detrimento de outras práticas de transações com objectivos de curto prazo. Estar atento asnecessidades e tratar de maneira diferenciada um cliente que nos dias de hoje está sujeito a varias opções e não precisa ser leal a nenhuma Instituição no Mercado é muito importante para a sobrevivência de toda e qualquer Instituição.
Diante das rápidas e constantes mudanças e a diversidade de opções de que dispõem os clientes, mais do que oferecer e promover vendas para conquistar e manter clientesmais exigentes é necessário superar as expectativas e criar oportunidades de vínculo que garantam sustentabilidade e posicionamento no mercado.
Nesta óptica surge o Marketing de Relacionamento como ferramenta indispensável para a fidelização de clientes por forma a oferecer serviços cada vez mais personalizados num cenário altamente competitivo do mercado actual das Instituições.
Maior...
tracking img