Impactos de um acidente ambiental de grandes proporções no regime ambiental internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Brasília – UNICEUB
Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais – FAJS
Curso de Relações Internacionais

Anteprojeto de Monografia

Tatiana Belota Pinheiro R.A. 20823180

• Tema e Delimitação:
Impactos de um Acidente Ambiental de Grandes Proporções no Regime Ambiental Internacional

Nos últimos anos vivenciamos um aumento significativo naimportância que a temática do meio ambiente exerce nas Relações Internacionais. Em meio a um cenário de crise econômica mundial, o tema perdeu espaço nas discussões entre os países.
Esta pesquisa pretende explorar e analisar os impactos que o acidente, ocorrido no Golfo do México em 2010, em que milhões de litros de petróleo vazaram da plataforma da BP causou no regime ambiental internacional, visandoidentificar se um acidente dessa monta foi o suficiente para modificar políticas, legislação e estratégias internacionais acerca do assunto.
• Problema Prático:
Acidentes ambientais de grandes proporções.
• Problema de Pesquisa:
Em que medida o desastre ambiental da British Petroleum casou alguma mudança na governança global do meio ambiente?
• Objetivo Geral:
O objetivo geral dessa pesquisa éverificar se houveram e quais foram as conseqüências do acidente com as plataformas da BP para o regime ambiental internacional.
• Objetivos Específicos:
Com a finalidade de encontrar respostas ao problema de pesquisa anteriormente citado, é necessário se ater aos seguintes objetivos específicos:

a. Levantar informações sobre as causas do acidente da BP;
b. Identificar fatores quecontribuíram para esse acidente;
c. Estudar a teoria dos Regimes;
d. Pesquisar sobre as conseqüências do acidente nos âmbitos econômico, social e ambiental;
e. Identificar as atitudes tomadas para minimizar os efeitos da catástrofe;
f. Descobrir se houveram mudanças nas políticas de prevenção de acidentes por parte das “gigantes do petróleo” após o acidente;
g. Levantar informações sobre o acidentenuclear em Fukushima, no Japao;
h. Identificar a importância desses assuntos na agenda internacional;
i. Analisar o regime ambiental internacional antes e depois desses acidentes;
j. Identificar relações entre a crise econômica mundial e a prioridade da temática do meio ambiente na agenda internacional.
• Justificativa:
O tema a ser estudado foi escolhido por se tratar de uma discussão querecém teve reconhecido o seu valor e importância em uma escala global: o meio ambiente. Assim sendo, vem se tornando cada vez mais necessária uma discussão acadêmica sobre o assunto, ainda um tanto quanto escassa, no âmbito das Relações Internacionais.
O Planeta Terra sofre com a desenfreada ação humana e, quanto mais o tempo passa, mais os danos se tornam irreversíveis. O “prazo de validade” donosso planeta está se encerrando e a mudança deve ser urgente, se existe a intenção de continuarmos vivendo em sociedade por um bom tempo. O tema tem imensurável importância global, principalmente tendo em vista a quantidade de desastres ambientais que vimos enfrentando.
Sou filha de militar e, desde pequena, escutei muito meu pai falar sobre a importância da Floresta Amazônica para o Brasil e para omundo, assim como a biodiversidade. A perda de parte do meio ambiente em qualquer local, sob qualquer aspecto, deve ser uma preocupação de todos e, com certeza, é minha.

• Revisão Bibliográfica:
Neste trabalho será explorado o conceito de regime internacional, principalmente sob a visão contemporânea do construtivismo, que pode ser dividido em três escolas: neoliberal, realista e cognitiva.A monografia de Roberta Solis Ribeiro, apresentada em 2008 na Universidade de Brasília, foi escrita no momento em que se observava uma consolidação da temática de meio ambiente como prioridade na agenda internacional, conceituando regime internacional e se tornando peça chave para essa pesquisa.
Unindo os conceitos de Stephen Krasner e Robert Keohane, a autora chega à conclusão de que...
tracking img