Impactos ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CRISTIANY LESSA
EVA NÚBIA COSTA SANTOS
MONY PATIELLY BARBOSA








IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO LIXO NA CIDADE DE ITAPIRAPUÃ-GO






















JUSSARA-GO
2012

SUMÁRIO


RESUMO....................................................................................................................05ABSTRACT................................................................................................................05
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................06
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................19RESUMO

O presente trabalho tem por fim precípuo apresentar alguns conceitos







Palavra-chave:























1 Introdução


Há alguns anos a preocupação com o meio ambiente tem deixado de ser problema para ambientalistas e organização não governamental,passando a cada dia integrar mais no meio social.
Cada vez mais as organizações se conscientizam de que a implantação do sistema de gestão ambiental pode-se aliar à melhorias nos processos com a preservação do meio ambiente, uma atividade com objetivos de reduzir ou eliminar os problemas causados pela ação humana. Para uma gestão bem eficiente, precisa-se ter: planejamento, organização, parauma tomada de decisões concretas, já que a preocupação do homem é com a qualidade do seu meio ambiente e ambos estão interligados.O sistema de gestão ambiental é um sistema interno que regula todas as atividades de uma organização, no que se refere ao meio ambiente e  é capaz de colocar em prática uma política ambiental elaborada pela empresa, fixar metas e um plano de atuação conciliado ao meioambiente, seguindo a legislação ambiental e contábil.
A contabilidade ambiental e uma ferramenta útil para evidenciar o que às empresas têm investido ou têm gasto com questões ambientais. Diante deste contexto da importância da Gestão Ambiental algumas indagações, merecem respostas, e trata-se, portanto, de um problema de pesquisa.Os gastos que as empresas tem com danos ao meio ambiente, sãopassivos ambientais, representando assim a obrigação e a responsabilidade social da empresa com aspecto ambiental.
Os danos causados ao meio ambiente, trazem grande impacto ambiental na sociedade .O lixo é um dos importantes impactos causado no meio social e um dos principais problemas encontrados nas cidades é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Aquestão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos. O lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aqüífero, lençolfreático), além disso, existe a contaminação dos solos e das pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais. Os lixões retratam além dos problemas ambientais os sociais, a parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), isto demonstra o ápice da degradação humana. A reciclagem é umasolução comum e viável para resolver o problema do lixo. A maioria dos materiais despejados em lixões podem ser reutilizados ou reciclados. A técnica, além de diminuir a quantidade de lixo nas cidades, também tem vantagens sociais e econômicas.





2 O Lixo no mundo e no Brasil, um problema social


O lixo é um dos mais sérios problemas sanitários e ambientais do mundo moderno,...
tracking img