Impacto ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O planeta Terra surgiu a aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Neste tempo foram destruídas, reorganizadas, criadas e moldadas todas as paisagens das quais se tem conhecimento nos dias atuais. Com o surgimento do homem e a sua evolução, mudanças foram necessárias e inevitáveis. Porém as maiores se tornaram mais evidentes após o século XIX, quando a população mundial finalmenteultrapassou a marca de 1 bilhão de habitantes.

A necessidade em aumentar a produção de alimentos implica em um aumento muito maior do uso de insumos básicos e energia, tendendo assim a uma maior exaustão dos recursos naturais oferecidos pelo planeta. As limitações da análise ambiental, considerando o aumento contínuo do uso de terras para a produção de alimentos, aliado à mecanização agrícola eao processo de industrialização, são questões que motivaram e ainda motivam a preocupação de inúmeros pesquisadores, ambientalistas e da sociedade em geral. Os impactos ambientais têm sido, talvez, o objeto de maior discussão entre esses grupos. Durante os últimos séculos, o homem utilizou o meio-ambiente indiscriminadamente e sem se preocupar com sua recuperação, desmatando, poluindo a água, oar e o solo, aterrando, drenando, perfurando minas, abrindo estradas e construindo cidades com ou sem planejamento ou qualquer outra preocupação ambiental. Essa dependência do homem pela natureza, que constitui o centro dos negócios agrícolas, vem desafiando-o a produzir cada vez mais, de uma forma racional e observando o uso apropriado dos recursos naturais, agora sabidamente finitos. Analisandoos quatro primeiros séculos de ocupação humana, no caso do Brasil especificamente, o desenvolvimento do país se fazia às custas da degradação ambiental, principalmente através da derrubada das florestas para exploração de madeiras nobres como o Cedro, Pau-Brasil, Aroeira, Mogno, ou ainda para aumentar a área de exploração agrícola e pecuária. O desenvolvimento agropecuário exigia assim, adestruição da natureza, o que passou a ser inclusive incentivado pelas próprias políticas governamentais. Com a evolução da indústria e a chamada Revolução Verde ocorrida a partir da década de 60, a agricultura que até então era utilizada de forma rudimentar, passou por um processo tecnológico abrangendo a área da química, da mecânica e da biologia. A utilização de maquinário pesado, como tratores eimplementos cada vez maiores e com maior força de trabalho, a utilização de herbicidas seletivos ou não para vários fins práticos e apenas uma finalidade econômica: a de diminuir custos (tempo, mão-de-obra, capital). Esse avanço da agricultura convencional, trouxe profundas seqüelas como:

• altos custos sociais, econômicos e ambientais;

• contaminação e envenenamento do solo, água e ar;• aumento dos custos de produção para recuperar o solo, necessário em decorrência da introdução no meio ambiente de novos elementos e produtos causadores de desequilíbrios como inseticidas, pesticidas, fertilizantes e sais;

• poluição alimentar.

O que se pretende mostrar com esta abordagem da evolução industrial e agrícola, é que houve, em certo período de desenvolvimento,não só do Brasil, mas do mundo, uma grande expansão no número de indústrias, um crescente processo de mecanização agrícola e, conseqüentemente, dos impactos negativos gerados na natureza. Quer-se também demonstrar que por mais que o homem tente, ele não demonstra condições possíveis de destruir o planeta, mas é provável que o faça com a natureza, aqui também conhecida como ecossistema, e que poderáem um curto período de tempo tornar a Terra um planeta inóspito para os seres vivos.


O meio ambiente tem grande importância na vida dos seres humanos. Dele extraímos os recursos para a nossa sobrevivência, como a água, comida (animais, vegetais). Sem falar de sua influência na economia, política, etc.


Devido ao uso abusivo que estamos fazendo dele, várias conseqüências...
tracking img