Origens da engenharia - resumo do capítulo 3 do livro introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia: Conceitos, ferramentas e comportamentos. Editora da UFSC. Florianópolis, 2006. 267 páginas.
RESUMO / Capítulo 3:“Origens da Engenharia”
O capítulo “Origens da Engenharia” se inicia com os autores afirmando que a sociedade vem evoluindo de forma contínua no decorrer dos anos, porém, mudanças e revoluções incisivas sãoobservadas em períodos extremos, tais como guerras ou desastres naturais, ou quando diversos fatores propícios se conjeturam. O trabalho dos engenheiros é importante em tais situações.
Os autoresdestacam a técnica do ser humano como fator primordial na evolução da sociedade, desde a descoberta da alavanca, o polimento de pedras e a descoberta do fogo, até o intelectual de hoje, que possuiformação técnica e tem intima relação com os processos tecnológicos.
Bazzo e Pereira salientam que a grande evolução tecnológica iniciou-se de fato no período Neolítico (ou da Pedra Polida), com odomínio da agricultura, a fabricação de instrumentos cerâmicos, do vinho e da cerveja. A partir desta nova organização social, o homem pôde dedicar-se a atividades mais amplas. O homem começou, então, amanusear metais e posteriormente, construiu templos, aquedutos, sistemas de irrigação etc, gerando então outra forma de organização social. No século XV, com o aperfeiçoamento da imprensa, o conhecimentopôde ser mais facilmente disseminado e inicia-se, então, um novo paradigma na história das sociedades.
Os autores diferenciam o engenheiro do passado com o engenheiro moderno. O primeiro conhecia atécnica e tinha base empírica. O engenheiro moderno alia conhecimento teórico e científico à sua prática, na busca de resultados otimizados. Porém, essa “passagem” não ocorreu de uma hora pra outra,como observam os autores, e ainda hoje há quem pense que a teoria e a prática são dissociadas na carreira do engenheiro. Bazzo e Pereira salientam momentos históricos que foram decisivos para que...
tracking img