Teoria de abdellah

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO

A teoria de enfermagem desenvolvida por Faye Glenn Abdellah (1960) chamada de teoria de abdellah enfatiza a prestação de cuidados de enfermagem para pessoa como um todo, de modo apreencher as necessidades físicas, emocionais, intelectuais, sociais e espirituais do paciente e da família.
Nascida em nova Iorque graduou-se como enfermeira, trabalhou em diferentes áreas da saúdecomo uma enfermeira, pesquisadora, professora e coordenadora de atividades dos órgãos governamentais. Foi uma líder na pesquisa de enfermagem, possuindo mais de cem publicações, ligadas ás atividadesde enfermagem, educação para á pratica avançada da enfermagem.
A teoria de Abdellah baseia-se numa arte e ciência que moldam atitudes, competências intelectuais e habilidades técnicas doenfermeiro, no desejo e capacidade de ajudar pessoas, doentes ou não, a lidarem com suas necessidades.
Abdellah propôs a teoria centrada nos problemas, usava métodos de resolução de problemas para lidar com(21) problemas de enfermagem relacionados com necessidades dos pacientes, para sustentação, restauração, prevenção, auto-ajuda, déficit ou excesso de necessidades.II. A TEORIA DE ABDELLAH

Faye Glenn Abdellah nasceu na cidade de Nova Iorque, em 1942 graduou-se como uma enfermeira, em 1947 recebeu o grau de Mestre e em 1955 obteve seudoutorado. Trabalhando em diferentes áreas da saúde com funções diferentes: Ex- secretária chefe de enfermagem dos serviços de saúde pública dos Estados Unidos, foi uma líder na pesquisa de enfermagempossuindo mais de cem publicações, ligadas ás atividades de enfermagem, educação para a prática avançada da enfermagem e pesquisa em enfermagem.
Em 1960, influenciada pelo desejo de promover cuidadosabrangentes de enfermagem, centralizados no cliente, Abdellah descreveu a enfermagem como um serviço ao indivíduo, ás famílias e, consequentemente, á sociedade.
Abdellah compreendeu que para a...
tracking img