Diodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Eletrônica
*Diodos
Aluno:
Turma: E-241

Diodo Emissor de Luz (LED)
Dispositivo optoeletrônico que é formado por uma junção PN que ao ser diretamente Polarizada, faz com que os elétrons cruzem a barreira de potencial e se recombinem com as lacunas, ao se recombinar há a emissão de energia na forma de luz visível. Dispositivo para a sinalização com a vantagem de confiabilidade,reduzido tamanho e manutenção, os LED'S representam grande economia e energia em relação às lâmpadas convencionais. Símbolo:

Obs: Há variações quanto à sua simbologia:

OS PARÂMETROS DOS LED'S Assim como os diodos comuns os LED'S apresentam parâmetros de funcionamento que devem ser rigorosamente respeitados, sob pena do não funcionamento ou até da inutilização do componente, se foremultrapassados. Os principais limites dos LED'S são os seguintes:

TENSÃO MÁXIMA INVERSA é a tensão que o LED suporta, quando inversamente Polarizado. O importante, a saber, quanto a esse parâmetro é que, se tal tensão máxima for ultrapassada, com toda a certeza o LED queimará , ficando completamente inutilizado. Ao contrário dos diodos comuns, que podem ser construídos para resistir a tensões inversasmuito altas (100 V, 500 V, 1000 V ou mais) a grande maioria dos LED'S não suporta tensão inversa alta, estando os limites normais entre 4 e 6 Volts.
A identificação dos terminais do led é feita através do: chanfro que é o catodo-K terminal comprido que é o anodo-A

TENSÃO DIRETA é a tensão que deve ser aplicada ao LED, em polarização direta (positivo no terminal A e negativo no terminal K).Esse parâmetro (que também é chamado de queda de tensão através do LED) é normalmente baixo. A grande maioria dos LED'S existente no varejo especializado, apresenta uma tensão direta entre 1,5 e 2 V, dependendo de suas características (principalmente da sua cor: os vermelhos apresentam tensão direta menor do que os verdes e amarelos).
Obs: Os valores Iled e Vled são normalmente arbitrados ouretirados dos dados fabricantes. Normalmente costuma-se adotar: I led = 20 mA Vled: Vermelho = 1,6V Verde =2 a 2,4 V Amarelo = 2,4 V
CORRENTE MÁXIMA DIRETA é provavelmente o mais importante dos parâmetros, pois é responsável, diretamente, também pela luminosidade máxima que se pode obter do componente. Representa a maior corrente que o LED pode suportar, sem queimar-se quando diretamente polarizado. Agrande maioria dos LED'S encontráveis no varejo, apresenta uma corrente máxima direta entre 40 e 50 mA. Esse parâmetro não deve nunca ser ultrapassado, pois uma corrente mais intensa do que o componente pode suportar, acarretará inicialmente, o seu sobreaquecimento e, imediatamente depois, sua ruptura ou queima. É importante saber também que a luminosidade do LED é diretamente proporcional àcorrente que o percorre, ou seja: quanto maior a corrente, mais intensa a luz é emitida (mas sempre com tal corrente dentro do máximo permitido). Embora a corrente máxima (supondo em torno de 40 mA ), ocasione luminosidade também máxima, isso não quer dizer que o LED não acenda com correntes menores. Na verdade, o componente começa a emitir luz com corrente de uns poucos miliamperes. Com apenas 5 mA,por exemplo a luminosidade já é bem razoável, podendo ser facilmente notada. Devido a esse importante parâmetro, que é a MÁXIMA CORRENTE DIRETA, os circuitos com LED'S necessitam, em sua quase totalidade, de um resistor limitador, cujo valor pode ser facilmente obtido com uma adaptação simples da Lei de Ohm:

Como os demais componentes eletrônicos, também os LED'S são produzidos e comercializadosnuma ampla gama de modelos variando muito seu tipo de encapsulamento (embora suas características internas não variem tanto assim), como mostra a figura na página seguinte:
A- LED redondo mini, pequeno. O terminal K normalmente indicado por um chanfro reto e /ou pelo fato do terminal ser um pouco mais curto que o outro; B- LED redondo grande. As mesmas características externas do redondo mini,...
tracking img