Imagem digital radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO











Projeto: Análise de imagens digitais





[pic]













São Paulo
2010



Universidade Nove de Julho






Projeto: Análise de imagens digitais

[pic] Amélia Maria Araujo da Silva - RA: 2208200635
Cíntia Davi da Silva – RA: 2208203123










São Paulo
2010
Sumário1. Resumo

A área de processamento de imagens se refere à manipulação destes pixels visando a melhoria na apresentação da imagem, o realce ou eliminação de certas características e a extração de informações. [Gonzales 2000, Crane 1997]. Em linhas gerais, as principais tarefas a serem realizadas são: a aquisição da imagem por meio de algum dispositivo, opré-processamento, a segmentação, a identificação e o reconhecimento dos objetos ou regiões.

Na etapa de pré-processamento procura-se minimizar a presença de ruídos na imagem decorrentes da aquisição ou ainda realçar características importantes tornando a etapa de segmentação mais eficiente.

A separação dos pixels relativos a cada objeto, ou região, é uma etapa fundamental para o sucesso do processode análise da imagem. Embora o ser humano possa facilmente identificar regiões com as mesmas características ou objetos presentes.


2. Introdução


Após a invenção da tomografia computadorizada (TC), vários métodos de produção de imagens foram desenvolvidos, como a Ressonância Nuclear Magnética (RNM), que produz cortes tomográficos a partir de campos magnéticos, a ultra-sonografia (US), e acintilografia que, com o uso de isótopos radioativos possibilita, além de gerar imagens de estruturas anatômicas, a avaliação da função orgânica. Entre estas últimas destaca-se o SPECT e o PET.
Esta melhoria na tecnologia da computação levou a uma tendência para a geração de imagens digitais, e os exames convencionais de raios X que eram realizados de modo analógico, podem agora ser obtidos eprocessados pelo computador. A aquisição e análise de imagens digitais de raios X formam a base do campo chamado radiologia digital.
A imagem digital pode ser considerada como sendo uma matriz cujo arranjo de linhas e colunas identificam um ponto na imagem e o correspondente valor do elemento da matriz identifica o nível de cor naquele ponto. Os elementos dessa matriz digital são chamados deelementos da imagem, elementos da figura "pixels". A essa grade de quadrados chamamos de "imagem matriz", e cada quadrado na imagem é chamado de pixel. O pixel é a abreviatura para “picture element” ou elemento de uma imagem. É a menor parte de uma imagem digital e cada um destes pontos contém informações que determinam suas características.
Quanto mais pixels por polegada tiver uma imagem melhor será aqualidade ou resolução.

[pic]
Fig. 1 Imagem representativa de uma matriz destacando um pixel.


A imagem médica produzida por equipamentos que realizam cortes seccionais traz consigo uma informação de profundidade. A imagem bidimensional que se vê na tela ou filme radiográfico, quando carrega consigo este tipo de informação recebe o nome de voxel. Enquanto o pixel representa a menorquantidade de informação por unidade de medida quadrada o voxel é a menor quantidade de informação que uma imagem pode ter por unidade de medida cúbica.






Fig. 2 Voxel destacado de uma imagem tomográfica.


O Aparelho de Raio-X Digital é uma eficiente máquina que não utiliza filmes nem produtos químicos para revelação, contribuindo, assim, para a preservação do planeta. Opera com umaplaca de fósforo em processo semelhante ao scanner fotográfico. Assim que o técnico dispara o RX, a placa grava a imagem que será visualizada no monitor. Em menos de um minuto o médico terá na tela de seu computador a radiografia solicitada, com alta qualidade de imagem, contraste e definição de detalhes não visualizados na radiografia comum.

Radiologia Digital

• Radiografia Digital –...
tracking img