Imagem corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................... 2

2. DISCUSSÃO ................................................................................................................ 3

1. Imagem Corporal ........................................................................................... 32. Imagem Corporal em Pessoas com Transtornos Alimentares ......................................

3. Imagem Corporal em Pessoas Amputadas ....................................................

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................























1. INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo trazer uma discussão e reflexão acerca da temática da imagem corporal. Para isso, primeiramente será feita a sua conceituação e a citação de alguns estudiosos que possuem importância nesse tema, assim como os diferentes fatores que influenciam essa imagem durante todas asfases de desenvolvimento do indivíduo, visto que a medida que o sujeito vai se desenvolvendo a imagem vai se redefinindo.


Quando a imagem corporal é alterada de forma drástica, pode haver um processo de adoecimento do indivíduo e para uma melhor abordagem dessa temática nos deteremos a dois pontos, são eles: os transtornos alimentares, em que será trazida a imagem que um indivíduo que possuialgum transtorno possui de si mesmo, assim como a importância em si da imagem corporal para o indivíduo que está em tratamento; e a imagem corporal em pessoas amputadas e como elas lidam com esse processo.






















2. DISCUSSÃO


1. Imagem Corporal


Segundo Shilder (1994), a imagem corporal é a representação do corpo na nossa mente, ou seja, é aforma com a qual o corpo se apresenta para nós. Este conceito, muitas vezes, não é utilizado de forma adequada e precisa, visto que existem muitas referências a essa imagem do corpo em diversas áreas como na literatura psiquiátrica, neurológica, psicofarmacológica e etc.


Para Thompson (1996), três componentes envolvem o conceito de imagem corporal, são eles: 1) Perceptivo: está relacionado coma percepção e precisão que um indivíduo possui de sua própria aparência física; 2) Subjetivo: os aspectos que estão envolvidos com a forma com que o indivíduo se percebe, como a ansiedade e preocupação associada à satisfação que o mesmo possui com sua aparência; 3) Comportamental: as situações que o indivíduo evita ao apresentar desconforto em relação a sua aparência corporal.


Assim,podemos perceber que estes três componentes estão interligados, visto que um depende do outro, pois a forma com que o indivíduo se comporta depende tanto da forma como ele se percebe e se sente.


A imagem corporal envolve não somente fatores psicológicos, visto que essa imagem é a representação do corpo na mente do indivíduo, mas também fatores culturais, sociais e biológicos e todos esses fatoresdeterminarão a forma com que esses indivíduos se vêem, acham que são vistos e vêem os outros.


Desde muito cedo a imagem que o sujeito tem de seu próprio corpo já está presente e podemos encontrar isso em seu desenvolvimento, na mídia, em seus amigos e parentes, em que todos estes possuem um papel de grande importância na forma com que esse sujeito irá se formar e se ver. A imagem corporalnegativa, muitas vezes, está relacionada com a baixa auto-estima, depressão, ansiedade e atitudes obsessivas.


A relação com que o indivíduo possui com seu corpo é diretamente influenciada por fatores socioculturais, que farão com que a imagem que aquele tem de si mesmo seja resultado dessa influência. Isso faz com que mulheres e homens estejam cada vez mais preocupados e insatisfeitos com...
tracking img