Ifrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS
As Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS são um conjunto de pronunciamentos publicados e revisados pelo IASB – International Accounting standards Board. Tais normas foram adotadas por cerca de 92 países, em especial, todas as empresas listadas na bolsa de valores dos 25 países-membro da União Européia, no final de 2005, com a finalidadede harmonizar as demonstrações financeiras publicadas pelas companhias de capital aberto.
Tais pronunciamentos visam desenvolver, no interesse público, um conjunto único de normas contábeis globais de alta qualidade, que exigem informações transparentes e comparativas nas demonstrações financeiras de uso comum.
O IASB – International Accounting Standards Board – foi criado em 01 de abril de2001, na estrutura do IASC – International Accounting Standards Committee – o qual era responsável, até então, pelas emissões das normas internacionais de contabilidade, o qual foi reestruturado. Muitas das normas que fazem parte do IFRS são conhecidas como International Accounting Standards (IAS), publicadas pela antiga organização responsável, o IASC, entre 1973 e 2001, quando substituído pelo IASB,o qual preferiu mudar a nomenclatura para IFRS – International Financial Reporting Standards, demonstrando assim toda sua vontade de transformar progressivamente os pronunciamentos contábeis anteriores em novos padrões internacionais de reporte financeiro, respondendo as expectativas crescentes dos usuários da informação financeira.
USGAAP
USGAAP – United States Generally Accepted AccountingPrinciples são princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos da América. As normas e diretrizes que compõem os princípios são desenvolvidas pela FASB - Financial Accounting Standards Board – Junta de Padrões de Contabilidade Financeira, autorizada pela SEC – Securities and Exchange Commission – Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio.
No Brasil, equiparamos a SEC à CVM – Comissãode Valores Mobiliários, a FASB ao CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, criado pela Resolução CFC nº 1.055/05 com a finalidade de convergir as normas internacionais de contabilidade, centralizando a emissão de normas desta natureza e ampla representatividade no processo democrático na produção destas informações.
SEC – Securities and Exchange Commission – Comissão de Valores Mobiliários eCâmbio.
É uma agencia federal, responsável pela aplicação das leis federais de valores imobiliários. Foi criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 1934 com a finalidade de controlar o mercado de ações e evitar abusos das empresas relacionadas com a oferta e a venda de títulos e relatórios corporativos, com isso foi dado a ela o poder de licenciar e regulamentar as bolsas de valores, as empresasque participam e corretores e concessionárias que conduzem as negociações.
FASB - Financial Accounting Standards Board – Junta de Padrões de Contabilidade Financeira
É responsável por estabelecer e melhorar os padrões da contabilidade e dos relatórios financeiros para uma melhor apresentação a seus usuários, facilitando assim a tomada de decisões. É uma organização independente de todas asoutras organizações empresariais e está sujeita a supervisão pelo Conselho de Administração da Fundação de Contabilidade Financeira de Curadores.

IFRS X USGAAP – Semelhanças e diferenças
Dentre as normas e princípios adotados na contabilidade mundial, podemos destacar que, todas, sem exceção, visam facilitar a vida do usuário das demonstrações financeira na tomada de decisões, seja ela qual for.Cada qual com suas particularidades e possíveis semelhanças na tratativa de respectivos assuntos.
Uma das diferenças apontadas é o critério de avaliação dos ativos intangíveis, permanente e propriedade para investimentos que, pelo IFRS, podem ser avaliados a valores justos, diferentemente do USGAAP que, previamente, não são permitidos, exceto no caso de instrumentos financeiros derivativos....
tracking img