Linhas de credito financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apoio Financeiro - Apresentação

O BNDES investe em empreendimentos de organizações e pessoas físicas segundo critérios que priorizam o desenvolvimento com inclusão social, criação de emprego e renda e geração de divisas.
O apoio financeiro pode se dar por meio das seguintes modalidades: financiamentos, recursos não reembolsáveis e subscrição de valores mobiliários.
Em alguns casosespecíficos, o apoio financeiro pode se dar de forma conjugada, por meio de financiamento a uma parte de projeto e via subscrição de valores mobiliários em outra. A decisão de utilizar as duas modalidades fica a critério do BNDES.

Financiamentos
As modalidades de financiamento do BNDES se dividem em Produtos, de acordo com a finalidade do empreendimento.
Os Produtos definem as regras gerais decondições financeiras e procedimentos operacionais do financiamento. A cada Produto se aplicam Linhas de Financiamento, que se destinam a beneficiários, setores e empreendimentos específicos e, por isso, podem trazerregras particulares, mais adequadas aos objetivos da linha.
Outros mecanismos de financiamento disponíveis são os Programas, de caráter transitório, voltados para um determinado segmentoeconômico; e os Fundos, também destinados a setores específicos de atividade.

Quem pode solicitar o financiamento
Empresas sediadas no Brasil, pessoas físicas residentes no país e entes da Administração Pública, seja Direta ou Indireta.

Formas de apoio
As solicitações podem ser feitas de forma direta, indireta ou mista, dependendo da modalidade de apoio utilizada:
•Operação direta - realizadadiretamente com o BNDES ou através de mandatário.
•Operação indireta - realizada por meio de instituição financeira credenciada, ou através do uso do Cartão BNDES.
•Operação mista - combina a forma direta com a forma indireta não automática
Mercado de Capitais
O BNDES entende que no estágio atual da economia brasileira é fundamental o fortalecimento e o aumento do número de empresas com papéisnegociados no mercado de capitais.
O Banco opera como subscritor de valores mobiliários - papéis como ações e debêntures de empresas de capital aberto ou que, no médio prazo, possam ingressar no mercado de capitais - incluídas aí, operações de internacionalização, de reestruturação de empresas competitivas, fusões e incorporações. Nesse contexto, são prioritárias as pequenas e médias empresasinovadoras que podem receber participação direta ou via fundos de investimentos fechados, os quais, por sua ação regional ou setorial, oferecem maior capilaridade de atuação, e possibilitam, inclusive, a alavancagem de recursos privados para o capital dessas empresas.

Objetivos
A atuação do BNDES no mercado de capitais objetiva:
•Fortalecer o mercado de capitais por meio de operações no novomercado e no Bovespa Mais.
•difundir o conceito e incentivar a governança corporativa pelas empresas;
•ampliar a demanda e a liquidez em valores mobiliários;
•contribuir para a democratização e o fortalecimento da estrutura de capital das empresas.
•Desenvolver produtos que tornem o mercado de capitais mais atrativo e seguro para o pequeno investidor;
•Desenvolver a indústria de fundosfechados;
•Apoiar as pequenas e médias empresas inovadoras.
Para tanto, o Banco atua permanentemente:

1.No desenvolvimento de ferramental técnico, utilizando elementos de análise de investimento inovadores, mecanismos específicos para cada valor mobiliário, modelos jurídicos específicos e mecanismos variados de desinvestimento.
2.Na elaboração de programas de atuação indireta, através daparticipação minoritária em fundos fechados administrados por terceiros - empresas emergentes, privateequity, de governança/liquidez - que desempenham a importante tarefa de ampliar e dar capilaridade à atuação.
3.Na difusão de práticas da governança corporativa nas empresas em que participa, de forma a dar maior transparência e respeito aos acionistas minoritários, em conjunto com a Comissão...
tracking img