Ifrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL


CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE ACORDO COMIFRS

Caxias do Sul 2012



CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DE ACORDO COMIFRS Projeto de pesquisa apresentado como avaliação total à disciplina de Seminário de Pesquisa na Universidade de Caxias do Sul. Professor Mateus Salvadori.

Caxias do Sul 2012

SUMÁRIO1TEMA......................................................................................................................................4 2 DELIMITAÇÃO DO TEMA................................................................................................4 3 PROBLEMA...........................................................................................................................4 4HIPÓTESES...........................................................................................................................4 5 OBJETIVOS...........................................................................................................................4 6 JUSTIFICATIVA...................................................................................................................5 7 TEORIA DEBASE................................................................................................................5 8 TIPO DE PESQUISA............................................................................................................5 9 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA..............................................................................................5 10 REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS...............................................................................8

1 TEMA

O Tema do projeto de pesquisa é contabilidade para pequenas e médias empresas de acordo com IFRS.

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

A abordagem terá ênfase nos impactos trazidos às empresas de pequeno e médio porte pela convergência as normais internacionais de contabilidade.

3 PROBLEMA

A contabilidade de pequenas emédias empresas de acordo com as IFRS são vantajosas gerencialmente e mais confiáveis em relação às empresas que ainda não adotaram as normais internacionais?

4 HIPÓTESES

Empresas que se adequarem às Normas Brasileiras de Contabilidade podem ter benefícios na gestão empresarial. O principal benefício da adoção do IFRS é as demonstrações contábeis se tornarem mais confiáveis na percepção deusuários externos da contabilidade- bancos, acionistas, fornecedores, clientes.

5 OBJETIVO

Pesquisar a adoção do IFRS para pequenas e médias empresas, seus impactos, benefícios e visão dos empreendedores com as alterações trazidas pelos novos métodos utilizados para a demonstração do patrimônio das empresas. Os objetivos específicos do projeto de pesquisa serão: -Verificar quais são osbenefícios trazidos pela adoção da contabilidade societária; - Estudar quais são os impactos e dificuldades para a adoção dos novos métodos trazidos pela contabilidade societária.

4

6 JUSTIFICATIVA

As relevantes mudanças contábeis trouxeram consigo muitas dúvidas aos profissionais da contabilidade, em função disso, as pesquisas e estudos são bem vindos para a exploração do tema. A adoção do IFRSpara as pequenas e médias empresas impactam diretamente na contabilização dos fatos e por conseqüência na elaboração das demonstrações contábeis e notas explicativas e estas ficaram muito mais amplas e com a função real de explicar as relevâncias dos relatórios. A adoção das normas brasileiras de contabilidade muda a base das regras para os princípios, o que faz com que o profissional contábilpasse de mero escriturador de fatos a produzir informações úteis para a tomada de decisões.

7 TEORIA DE BASE

A teoria de base constitui-se basicamente no Comitê de Pronunciamentos Contábeis, pois este tem como objetivo a criação, o estudo, o preparo e a emissão de pronunciamentos técnicos sobre os procedimentos contábeis e a divulgação dessa natureza, para permitir a emissão de normas...
tracking img