Ied - caso concreto 4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Concreto

Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexão teórica envolvendo a compreensão necessária de que o direito, para ser entendido e estudado enquantofenômeno cultural e humano, precisa ser tomado enquanto sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber:

Caso Concreto1
Três amigos acabaram de ler no jornal que Madalena, 19 anos, separada, mãe de três filhos, que ganha um salário mínimo trabalhando como empregada doméstica foi condenada, pelo Tribunal do Júri, atrês anos de prisão por ter cometido aborto.
O primeiro amigo afirma que o Tribunal do Júri aplicou corretamente a lei, visto que a conduta de Madalena constitui crime contra a vida (art. 240 doCódigo Penal).
O segundo amigo discorda, sustentando que a condenação foi injustificada, porque a lei sobre o aborto não é quase nunca aplicada.
O terceiro afirma que o problema é de cunho filosófico,envolvendo reflexões sobre o moralmente certo ou errado, e que houve uma injustiça, já que o caso foi resolvido segundo a letra da lei e não segundo as exigências da justiça.
 
1. Examine o casoapresentado procurando aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a Teoria Tridimensional do Direito.
O primeiro amigo entendeu que foi justa a condenação, pois o fato tem um valor social, então deve-seaplicar uma norma. Direito positivo em sua essência.
O segundo amigo discorda sustentando que houve injustiça, devido ao valor ser quase que inexistente. Perda do valor no fundamento da norma,direito positivo, os padrões sociais se modificaram.
O terceiro embasou sua afirmação em fundamento filosófico, direito natural.
 
Caso Concreto 2
Recentemente o mundo foi surpreendido pela notícia deuma mãe francesa que, após anos cuidando de seu filho, que havia ficado tetraplégico, mudo e cego, após um acidente automobilístico, praticou a eutanásia, provocando-lhe, por consequência, a...
tracking img