Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mito como forma de explicar a realidade
* exemplo de mito: Prometeu e Pandora
* A mitologia tinha dois papeis fundamentais: primeiro oferecer uma explicação sobre os fenômenos e sobre aorigem dos fenômenos; segundo e principalmente, uma função social, socializa dora. A mitologia como um conhecimento comum ou compartilhado, tinha como objetivo proporcionaria a um povo um assunto comum atodos, de modo a dar a cada indivíduo da comunidade em questão uma boa parte do que ele precisa para se sentir um membro integrado de sua comunidade; daria também coesão à comunidade. Mas a mitologiamisturava o real e o ilusório, a fantasia, a explicação mágica do fenômeno.
A filosofia e a reação ao mito
* a busca pela razão como forma de explicar a realidade
* A diferença – e osfilósofos contribuíram muito para que essa diferença se fixasse – entre logos e mythos é que esta última palavra indicava uma narrativa que pedia ao ouvinte uma fé naquele que a contava, enquanto que afilosofia, ou seja, a explicação racional, tinha a pretensão de se manter verdadeira por si mesma, pela sua coesão interna, pela força de sua coerência – pela sua força racional, digamos assim, a força dologos.
* Nesse sentido, a filosofia, desde o seu início, mostrou-se como sendo o favorecimento do pensamento autônomo contra o pensamento comum ou o não-pensamento.
Os vários sentidos da palavrarazão
* a filosofia confia na razão e desconfia da razão;
* a palavra razão vem do grego logos e do latim ratio que significam: contar, reunir, juntar, calcular;
* a palavra razão tem ossignificados de certeza, lucidez, motivo e causa: por isso está voltada para a verdade e a realidade objetiva, por considerar que a realidade pode ser explicada racionalmente por ser racional;
*“a razão identifica-se ainda como luz natural, ou como conhecimento de que o homem é capaz naturalmente, por oposição à fé e à revelação.” (Dicionário de Filosofia. Japiassú, H.; Marcondes, D....
tracking img