Idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Disciplina de Estagio Curricular III

Titulo do Projeto de Intervenção “INCLUSÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE”

Aluna: IDINALVA SOARES MACIEL

Alenquer - PA 02 / Junho / 2012

Justificativa:
Justifico as iniciativas do projeto de intervenção “Inclusão do Idoso na Sociedade” como iniciativa voluntária que tem com autora aacadêmica do Serviço Social da Ulbra Idinalva Soares Maciel, projeto esse aplicado no espaço do idoso uns dos serviços ofertados pelo CRAS I seu setor de estagio que esta situada na Rua São João, nº 280, Bairro de Nova Esperança na Cidade de Alenquer PA, supervisora de campo Virginia Lucia Pereira dos Santos.
Acredita-se que são mediante a compreensão da dimensão política da profissão que os assistentessociais se tornam profissionais Críticos na medida em que inovam suas praticas interventiva, sendo capaz de fazer as devidas mediações, consciente das limitações profissionais e das possibilidades de se realizar conquistas e construir novas ações no cotidiano.
O trabalha com os idosos que é uma demanda emergente do assistente social requer muito conhecimento aja vista que são pessoas com bastantesexperiências de vida essas exclusões sociais requer competência para o entendimento da mudança que o idoso vivencia durante essa nova fase, e nada melhor que uma ação planejar e eficaz. Quando o assistente social insere-se como profissional responsável por um grupo de idosos, esse necessita ter a capacidade de realizar ações que não apenas supram as necessidades de lazer da pessoa idosa, deocupação de seu tempo livre, mas é necessário ter um olhar inovador e trabalhar o idoso em sua totalidade, proporcionando o desenvolvimento social, psicológico e biológico dessa população.
O referido projeto tem em vista o papel do assistente social, como uma profissional que pode transforma essas expressões da questão social com reflexão crítica e de incentivo aos idosos e seus familiares para umavelhice feliz e tranqüila.
O projeto teve a intenção intervir colocar em pratica as políticas, de intervenção, relatando a sociedade e ao próprio idoso os seus direitos, é o objetivo do projeto de também programar ações de atendimento ao idoso na inclusão social, acessibilidade e na prestação de serviços a importância de fatores que irão permear suas trajetórias de maneira a aportarem na fase davelhice com bagagem importante de conhecimento que auxiliará a viverem sem sobressaltos a última de fase de sua vida.
Para o profissional de Serviço Social desenvolver seu trabalho nos tempos atuais, é necessário que este mesmo rompa a visão endógena e focalista da profissão, é preciso alargar os horizontes, ter um olhar mais a frente, entender o objetivo da ação profissional e dos interesses dosusuários dessa ação, demonstrando ao usuário ele é a fonte da história da qual ele faz parte.
O assistente social trabalha cotidianamente com a questão social, sendo esta, objeto de seu trabalho diário e, trabalhar a questão social a inclusão do idoso, também envolve apreender como os sujeitos a vivencia de cada um esse projeto é um momento de trocar mais também aprendizagem para todos no projeto.(IAMAMOTO, v. Marilda. O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalha e Formação Profissional. 2. Ed. Cortez, 1999).
Para SOUSA e AZEREDO [...] quanto maior o compromisso pessoal com as questões cotidiana, maior é o risco pelas escolhas entre alternativas de ação, maior é a possibilidade de que o profissional esteja elevando-se para além da decisão cotidiana e construindo respostas qualitativas emoralmente colocadas
A política do mesmo é voltada política sociais visando ações para garantias e direitos sócias dos idosos, e implementação e execução de políticas publicas e sócias perante sociedade e proteção do idoso.
Kauchaje (2008) afirma que as políticas sócias, podem ser consideradas como desenho, uma arquitetura planificada dos direitos garantidos em lei.
Segundo Silva ET AL (2005) é...
tracking img