Ideologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IDEOLOGIA

Nome:
Serie:
Data: / /

Varias Faces da Ideologia
“A ideologia é o comprometimento da consciência social em proveito da classe no poder”.
Inversão da realidade
“A ideologia encobre ou retarda o conhecimento da realidade, não nos deixando vê-la como é”.

A Pátria é a terra de nossos pais, é o lugar onde nascemos. É bem mais do que isto, do que o solo em queviemos ao mundo.
É o berço de irmãos e compatriotas, e isso desperta em nós o sentimento de pertencer a uma nação. Pelo fato de falarmos a mesma língua e de sermos regidos por uma organização política comum, desenvolvemos uma identidade grupal.
Assim, pátria não é apenas espaço físico, é, sobretudo, criação coletiva. Todos juntos elaboramos a “sua” pátria-matriz cultural. Como agem movidos poridéias e formulam idéias sobre situações concretas, manifestam sua concepção de pátria de acordo com os modelos ideais de conduta, que são valores.
Os valores dão significado e orientam as relações sociais. Justiça, liberdade, igualdade e progresso são exemplos de valores. Sua influência sobre ação coletiva pode acontecer, por exemplo, na forma de resposta do povo em eleições ou no desencadear de umprocesso de empachamento presidencial.
Cantamos a pátria em prosa e verso, representamos com símbolos, imagens e gestos aquilo que nos impressiona nessa convivência. “A língua é minha pátria. E eu não tenho pátria tenho mátria Eu quero Pátria”. (...) estes versos contidos na música de Caetano Veloso “Língua” ilustram bem o que constitui o sentimento de pátria.
Recriamos em nível simbólico, asrelações com os homens e com a natureza. No caso da pátria, trata-se de um fenômeno que ocorre de modo visível, pois ela é fonte de muitas representações.
Devido às possibilidades de se criarem valores sociais que dão sentido à pátria – solidariedade, respeito, tradição, cultura, para citar alguns _ , ela pode ser concebida por meio de idéias capazes de impulsionar ao agir. É a isso que chamamosde ideologia.
À medida que se pensa e se representa o convívio pátrio, vão se conhecendo, explicando, justificando as condições dessa convivência, inclusive a participação na vida política do país.

Representação Social
A ideologia é um fenômeno social cheio de sutilezas. Mais que idéias que se impõem, as ideologias têm dimensão prática, pois idéias impulsionam os homens à ação e a própria açãoaltera as idéias que não têm auto-sustentação.
Esse é um processo histórico, recíproco, que ocorre ao nos associarmos para garantir a reprodução da vida biológica e cultural.
Os valores ligados à pátria podem ser descaracterizados, em circunstâncias históricas determinadas.
Surge então uma concepção de pátria marcada por apropriações (alguns se acham donos da pátria); por manipulações (asações são conduzidas pelos interesses dominantes); por interpretações (explicam-na de acordo com suas conveniências).
A ideologia, portanto, faz uso de certa concepção de pátria. A ação resultante atende a interesses oportunistas, seja em nome da defesa de possíveis inimigos, seja visando à projeção do desenvolvimento nacional.
Dominação pela Ideologia
Dominação ou universalizar o que é particular éuma das artimanhas da ideologia.
Dominar coisas heterogêneas, impondo-lhe uma uniformidade conceitual e forçada, é também um dos tentáculos da ideologia. A ideologia orienta e legitimiza a ação dos homens na história, por meio de realidades genéricas que chamamos universais, tais como Pátria, Família, Nação, Ciência, Igreja, Estado, Escola.
Nascidas das situações concretas que atendem àsnecessidades humanas, essas idéias genéricas ordenam a sociedade. É com elas que os homens constroem o imaginário social – um conjunto coerente e sistemático de imagens e representações culturais, econômicas e políticas capaz de explicar e justificar a realidade.
A ideologia é o grande sofisma social a transformar as chagas em flores, e as injustiças em rituais rotineiros.
Universalizar ou...
tracking img