Ideologia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. O direito como uma criação humana, se encontra a todo momento com a ideologia e desse encontro cabe uma reflexão do próprio direito como ferramenta da ordem.
Índice
• Introdução pg. 2
o Ideologia, Ideologia do Direito
•Significado e Definição pg. 3
o Ideologia
• Historicamente pg. 4
• Concepção pg. 4
• Ideologia do direito pg. 7
• Conclusão pg.11
• Vocabulário pg.13
• Referencias pg.14





















INTRODUÇÃO



Historicamente, nem no passado, nem nos tempos atuais houve a proposição de uma definição única dotermo ideologia, isso porque o próprio termo “ideologia” tem toda uma série de significados convenientes e nem todos compatíveis entre si.
A palavra ideologia possui uma grande riqueza de significados, sendo inútil e até mesmo pejorativo sintetizá-la em um único conceito, a palavra ideologia é por assim dizer, um texto, tecido com uma trama inteira de diferentes fios conceituais, que é traçado pordivergentes histórias, sendo importante determinar o que há de valioso em cada uma delas e o que pode ser descartado ao invés de se criar algo como uma grande Teoria Global da Ideologia. Dentre essa variedade de significados, cabe então a análise direcionada para o sentido da ideologia que corresponda à proposta do trabalho e que sirva de base para o entendimento do Direito como fenômenoideológico. O termo ideologia foi inicialmente criado por Destutt de TRACY, que publicou em 1801 um livro chamado, Eléments D'Idíologie (1801-1815), em quatro (4) volumes, postulando a fundação de um original campo de estudos destinado a formar a base de todas as ciências: a ciência das idéias.
Apesar da existência milenar do direito nas sociedades humanas e de sua estreita relação com a civilização(costuma-se dizer que "onde está a sociedade, ali está o direito"), há um grande debate entre os filósofos do direito acerca do seu conceito e de sua natureza. Mas, qualquer que sejam estes últimos, o direito é essencial à vida em sociedade, ao definir direitos e obrigações entre as pessoas e ao resolver os conflitos de interesse.


O Conde de Tracy cunhou o termo em 1801.Significado de Ideologia


Ciência da origem das ideias; estudo das ideias de modo abstrato; doutrina das ideias.
Filosofia. Atribuição da origem das ideias às noções sensoriais do indivíduo a partir de sua compreensão do mundo externo.
Filosofia. Marxismo. Aquilo que abarca o sistema de ideias, tanto autorizadas pelo poder econômico da burguesia, quanto àquelas que expressam as preocupaçõesrevolucionárias do proletariado; consciência social.
Sociologia. Organização de ideias fundamentadas por um determinado grupo social, caracterizando seus próprios interesses ou responsabilidades institucionais: ideologia cristã; ideologia fundamentalista; ideologia nazista etc.
Reunião das certezas pessoais de um indivíduo ou de um grupo de pessoas; percepções culturais, sociais, políticas etc.Política. Reunião das ideias características de um grupo, de um período, e que marcam um momento histórico: ideologia capitalista.
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy.
O conceito deideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
No século XX, varias ideologias se destacaram:
- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha,...
tracking img