Infra e superestrutura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................... 5
2. DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 6
2.1 Máquinas de chave .......................................................................................... 8
2.2 AMV manual e chave contra......................................................................... 10
2.3 Cuidados especiais ..........................................................................................11
2.4 Travador ..........................................................................................................11
3. HITÓRICO E FATORES MOTIVADORES...................................................... 12
4. PROBLENAS NA OPERAÇÃO DE AMV ........................................................ 13
5. ANEXOS ............................................................................................................. 16
6. CONCLUSÃO ..................................................................................................... 20
7. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 21























1. INTRODUÇÃO


O Aparelho de Mudança de Via, abreviadamente designado por AMV é um dispositivo instalado na ferrovia que permite o trem passar de uma via para outra assegurando a continuidade da via para um determinado caminho, ou seja, os AMV’s sempre são necessários onde uma linha se bifurca ouocorra o inverso, onde duas linhas se reúnem em uma só, ou também simplesmente fazer a mudança de um local para outro, em pátios de manobras, de acordo com a direção que deve tomar o veículo. Ele é composto por duas lâminas móveis, as agulhas ou chaves que são ligadas aos trilhos de enlace ou de ligação por meio de talas flexíveis, formando uma articulação. As agulhas são peças móveis e necessariamenteparalelas entre si, as quais podem se deslocar entre os dois trilhos da via. Quando as rodas do truque ferroviário entram no AMV, elas são direcionadas para frente ou para o desvio, em função da posição das lâminas. Ainda compõem o AMV o coração ou jacaré e os contratrilhos.

Os AMV devem ser fabricados e instalados de acordoas normas da AREMAe/ou ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através daNBR-13017.

Os AMV’s possibilitam a translação e a rotação combinadas dos eixos e a maioria dos Aparelhos instalados nas vias representa uma área crítica, mais fraca que o restante da via, mesmo estando situado em tangente, isto devido ao grande número de componentes e a certa fragilidade dos mesmos frente à sua elevada solicitação. Por isso, são necessárias intervenções constantes paramanutenção e lubrificação dos mesmos. Para o correto funcionamento de um AMV, é necessária a limpeza e a lubrificação periódica dos componentes sujeitos a atrito (chapas de apoio, agulhas, maromba, etc.)

Em relação a sua aplicação, eles podem ser utilizados em qualquer tipo de ferrovia, como por exemplo, serem aplicados em Ferrovias de passageiros, Metrôs e Trens de subúrbios.





2.DESENVOLVIMENTO

Aparelho de manobra de via - AMV - é um mecanismo destinado a possibilitar a passagem de um veículo ferroviário de uma via para outra.

[pic]

No Brasil utiliza-se preferencialmente AMV-A (AREA) em pátios e transporte de cargas e o AMV-M para transporte de passageiros. No AMV-A o contato da agulha com o trilho é secante, o que lhe torna mais simples, barato e robusto, porém nãopermite a sobrelevação. No AMV-M o contato da agulha com o trilho é feito em tangente, garantindo menos impacto e desgaste, maior conforto, segurança e velocidade.

O AMV-A é caracterizado pelo número inteiro do “coração”, sendo que quanto maior for o número, menor o ângulo entre a linha principal e a linha do desvio e maior o raio da curvatura e a velocidade.

Os aparelhos de mudança...
tracking img