Identidade e Estigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Responda as questões:
1.1. Conceitue a identidade e estigma.
A identidade é um processo que está em constante mutação e que é construído a partir de influências de familiares, amigos,professores e etc., e que também é formada a partir de sua realidade social.
Estigma é um atributo que pode ser reconhecido de maneira negativa, gerando preconceito em relação à pessoa estigmatizada. E, muitasvezes, a partir deste preceito a pessoa que possui essa marca pode internalizar esse atributo social. Dessa forma, afetando sua autoimagem e autoestima.
1.2. Qual é a importância da família, amigose ídolos na formação da identidade?
É de grande importância a influência de pessoas na formação da identidade, pois elas funcionam de modelo para o indivíduo e, a partir disto, ela se apropria dealgumas características. E, dessa forma, ela constitui sua identidade, de acordo com a influência que cada pessoa exerce sobre ela.
1.3. Há possibilidade de mudança(s) da identidade? Se sim, estaráocorrendo a “perda” da identidade?
Sim, existe possibilidade de mudança de identidade. Porém, não ocorre a perda da identidade, pois ela está em constante mutação. Como por exemplo, a passagem daadolescência para a vida adulta.
1.4. Quais são os efeitos dos estigmas na vida do indivíduo ou grupo? E na redescoberta do outro?
Os efeitos dos estigmas na vida do indivíduo ou grupo é que essa marcapode fazer com que essas pessoas sejam excluídas de certos grupos sociais, além da possibilidade de não ser tratado adequadamente, de igual para igual. E dessa forma, a identidade deste indivíduo vaiinternalizar esse estigma.
E na redescoberta do outro, este estigma vai afetar a autoimagem e a autoestima da pessoa, ao internalizar o estigma negativo.

2. Pesquisa de campo: Observe as pessoascom quem você convive. Constate marcas (estigmas) pessoais, identidades que apresentam em seus diferentes papéis de líder, chefe, autoridade, amigo, familiar, colega de trabalho. Escolha uma destas...
tracking img