Identidade e estigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Karla Patrícia Pereira RA: 113194
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – 1° Período
Turno: Noturno

Preparação Prévia 26 de fevereiro de 2013.

Questões para debate

1- Conceitue identidade e estigma.
Identidade: do latim identĭtas, a identidade é o conjunto das características e dos traçospróprios de um indivíduo ou de uma comunidade. Esses traços caracterizam o sujeito ou a coletividade perante os demais. Por exemplo: “A Francesinha faz parte da identidade portuense (do Porto)”, “Uma pessoa tem o direito de conhecer o seu passado para defender a sua identidade”. A identidade também é a consciência que uma pessoa tem dela própria e que a torna em alguém diferente das outras. Embora muitosdos traços que constituem a identidade sejam hereditários ou inatos, o meio envolvente exerce influência sobre a conformação da especificidade de cada indivíduo. Por isso, pode-se dizer que uma pessoa “anda em busca da sua identidade” ou expressões semelhantes.
Estigma:O termo estigma, entre os antigosgregos, designava "sinais corporais com os quais se procurava evidenciar alguma coisa deextraordinário ou de mauacerca do estatuto moral de quem os apresentava"; tratava-se de marcas corporais, feitas com cortes ou com fogo,que identificavam de imediato um escravo ou um criminoso, por exemplo. O conceito atual é mais amplo; considera-se qualquer característica negativa ou positiva, marca, sinal, cicatriz, tatuagens, manchas e apelidos, esses mesmos fazendo o individuo ser reconhecido portoda a sociedade.
2- Qual é a importância da família, amigos, e ídolos na formação de identidade?
Hoje em dia para que se forme uma identidade usamos pessoas como exemplos, espelhos, e tomamos como base algumas características do seu comportamento. Isso acontece desde quando nascemos, quando por influencia da nossa família aprendemos a ter algumas atitudes, que, às vezes, acabam se tornandoparadigmas. Então é de extrema importância que tenhamos exemplos de família, amigos e ídolos, para formamos nossa identidade e personalidade.
3- Há possibilidade de mudanças da identidade? Se sim, estará ocorrendo a “perda” de identidade?
Sim, o mundo vive em constante mudança e o ser humano tende a acompanhar. Não estará ocorrendo uma perda de identidade e sim, talvez, um aprimoramento dela, podemosestar “ampliando conhecimentos” e vivendo novas experiências, conhecendo novas pessoas, amigos e ídolos, fazendo assim a mudança ocorrer, identidade não que dizer que temos que ser alienados a um tipo de comportamento que nos foi ensinado. Podemos mudar o gosto, mas o que está na essência continuará.
4- Quais são os efeitos dos estigmas na vida do individuo ou grupo? E na redescoberta do outro?Os estigmas podem ser tanto positivos quanto negativos, no caso do negativo existe o preconceito (racismo, deficiências, obesidade e etc.) e isso muitas vezes atrapalha o individuo no seu cotidiano. Enquanto o estigma positivo pode ajudar o individuo a contribuir com a sociedade e nela se fortalecer, destacando sua qualidade e sendo cada vez mais reconhecido por ela.
5- Caracterize o estigma emrelação ao rotulado “menino de rua”. Quais são as possíveis consequências dessa marca sobre sua trajetória de vida e futuro daquela pessoa?
No processo representacional, a objetivação da categoria “menino de rua” materializa-se na figura do “cheira-cola”, “trombadinha”, “maconheiro”, “ladrão” e etc. e isso tomado como um estigma negativo poderá influenciar totalmente em um futuro próximo para àcriação da identidade dessa pessoas, sobre sua trajetória de vida, pois após identificar que o mundo tem esse pensamento sobre o abandono da sociedade perante o mesmo, a pessoa não tem mais saída e acaba se adaptando aos estigmas formados por tal colocação errônea.
6- Descreva (resumidamente) uma situação na qual você se sentiu desconfortável, excluído(a) ou vítima de abuso por algum motivo...
tracking img