identidade e estigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 Conceitue identidade e estigma
A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiênciassociais. É um processo ativo, afetivo e cognitivo de representação de si no ambiente envolvente, o que implica a existência de um sentimento subjetivo de permanência e de continuidade, é algo mutável, empermanente transformação. Estigma são marcas ou atributos sociais que um indivíduo, grupo ou povo carregam que podem ser negativas ou pejorativas.
1.2 Qual é a importância da família, amigos e ídolosna formação da identidade?
A medida que um indivíduo vai crescendo ele vai formando sua própria identidade, e vai sendo influenciado por aqueles que estão ao seu redor e que de alguma forma eleadmira.
1.3 Há possibilidade de mudança(s) da identidade? Se sim, estará ocorrendo a “perda” da identidade?
Sim há possibilidade da mudança da identidade de uma pessoa, já que a identidade é algo emcontínua transformação. Não, em vista que formamos nossa própria identidade com situações que vivemos no decorrer de nossas vidas e que acabam influenciando em nosso modo de ser, pensar e agir.
1.4 Quaissão os efeitos dos estigmas na vida do indivíduo grupo? E na redescoberta do outro?
Muitas vezes esses estigmas são marcas que levamos para vida toda, que podem ter influências capazes de mudar a formade uma pessoa ou grupo agir ou pensar para toda a vida, fazendo do modo de vista dela, ser alguém de sucesso ou nem tanto. A medida que você vai conhecendo uma pessoa vai sabendo quais são osestigmas que está pessoa carrega e que levaram ela a ser do modo que é.

2. Pesquisa de campo: Observe as pessoas com quem você convive. Constate marcas (estigmas) pessoais, identidades que apresentam emseus diferentes papéis de líder, chefe, autoridade, amigo, familiar, colega de trabalho. Escolha uma destas pessoas e entreviste-a:

• Qual razão levou-a a marcar o seu corpo?
Tenho 4...
tracking img