Identidade visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista -Unip
Instituto de ciências da saúde
Tecnologia em Radiologia

PIM
Projeto Integrado Multidisciplinar

Proteção radiológica no setor de Radiologia da Santa Casa de Ourinhos

Grupo:
Daniel Rodrigues Deluca
Jefferson Rodrigues da Silva
Jhemerson Rodrigues Fante
Paulo Henrique Vallim da Costa
Emilly Dias Correia

Orientador:Prof° Fernando Toledo de OliveiraArtigo apresentado junto ao Curso de Tecnologia em Radiologia do ICS como parte da nota das disciplinas cursadas no semestre.

Bauru-SP
Resumo

Tendo em vista os danos biológicos causados nos seres vivos pela exposição à radiação, tornou-se necessário estabelecer meios de proteção radiológica aos que trabalham com radiação e a população em geral. Este trabalho abordou a necessidade deproteção radiológica e seus princípios fundamentais, como também as formas de radioproteção que são comuns nos serviços de Raios-x diagnósticos, o qual iremos abordar: na Medicina Nuclear, Radioterapia e Odontologia. Por fim, conclui-se que é de extrema importância o conhecimento pleno da radioproteção pelos profissionais da área radiológica, para que se possam realizar os procedimentos de forma correta,em benefício da sociedade, sem riscos à saúde do público, paciente, meio ambiente e do próprio profissional de radiologia.

1. Introdução
As radiações fazem parte de nossas vidas diariamente, prova disto é que constantemente convivemos com a radiação solar, radiação cósmica, dentre outras radiações.
A proteção radiológica é de extrema importância para quem trabalha na área radiográfica,pois se tomamos muitas doses de radiação, nos expomos vários riscos, além de causar danos ao meio ambiente se não forem tomadas as providências cabíveis para o manuseio das fontes radioativas e com o local onde será instalado o equipamento radiográfico.
Por isso, temos os EPI’s e EPC’s, que são equipamentos de proteção individuais e coletivos para obter uma diminuição dos efeitos da radiação noshumanos e no meio ambiente.
Os profissionais expostos aos raios – x devem utilizar o dosimetro, fazer exames periódicos e ter um treinamento qualificado, dentre outros cuidados.
Os órgãos responsáveis pela proteção radiológica são: CNEN, IRD e o IPEN.
Segundo a Norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), radioproteção é o conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentese o meio ambiente, contra possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e de fontes naturais modificadas tecnologicamente. Essas medidas estão fundamentadas em três princípios básicos:
- Justificação
- Otimização
- Limitação de doses individuais

2. Metodologia

Realizou-se uma visita técnica a Santa Casa de Misericórdia deOurinhos, mais especificamente ao setor de radiodiagnostico da instituição.

Foi visitado também a clinica Clinimagem, que presta serviços de tomografia e ressonância magnética para Santa Casa de Misericórdia.

Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um relatório técnico pré-elaborado, uma câmera fotográfica, entrevista com os funcionários da instituição.

Técnicos:
André FerreiraAntiqueira
Eduardo Gomes Vieira
George Meira da Silva

Figura 1:Foto do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Ourinhos.

Estrutura do local:

* 2 salas de Raio-X
* 2 Salas de Tomografia
* 1Sala de Ressonância magnética
* 1 câmara escura
* 2vestiários
* 4 banheiros
* UTI – Adulto/ Infantil
* Centro Cirúrgico

3. Resultados e Discussão

Durante avisita que fizemos a Santa casa, foi observado o dosímetro padrão junto com os dosimetros de profissionais que estavam de folga em lugares onde não à radiação ionizante.
Com relação à proteção radiológica, todos os equipamentos de proteção como EPI e EPC estavam de acordo com as normas da Portaria 453/92 do Ministério da Saúde.
A Santa Casa também faz uso de todas as sinalizações necessárias...
tracking img