Ideias de adorno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Após a primeira Grande Guerra, o filosofo e sociólogo Theodor Adorno era membro de um grupo de filósofos e cientistas sociais de tendências marxistas, fundadores do Instituto de Pesquisas Sociais na Cidade de Frankfurt, Alemanha. Por ser alemão de origem judaica, Adorno se viu ameaçado pela ascensão do nazismo, refugiando-se pela Europa. Ele pertencia a um grupo depensadores extremamente sofisticado que fazia parte da famosa Escola de Frankfurt, fora constrangido a sair do país devido a ascensão do nacional-socialismo ao poder. Na Inglaterra, Adorno lecionou na Universidade de Oxford. Mudou-se para os Estados Unidos quatro anos depois a convite de seu amigo Max Horkheimer. Com o fim do Estado nazista, retornou para seu país em 1953, voltando a trabalhar naEscola de Frankfurt. O exílio forçado em uma sociedade profundamente diferente de sua pátria natal traz a Theodor W. Adorno a estranheza e a lucidez do excluído, do diverso. A sua experiência na America mostrava que não havia espaço neutro neste país, tudo girava em função do grande sistema capitalista que propagava uma ideologia de conformismo e futilidade a seu povo, principalmente pelos meios decomunicação de massa. O difícil contexto influenciou na produção de várias críticas a cerca do comportamento social e a estética musical. Suas obras buscavam o esclarecimento, tornando-as compreensível a realidade. Adorno desenvolveu em seus escritos a qualidade de conferir à razão uma força crítica, procurando demonstrar diferentes aspectos do real para direcionar seu leitor a um novo patamar deanálise e de consciência. Desta forma, utilizou-se da educação para defender um modelo educacional que combata primordialmente, questões que proporcionam o ressurgimento de Auschwitz, uma de suas grandes preocupações. Em emancipação e educação, THEODOR W. ADORNO reafirma sua importancia na discussão de temas em favor da cultura e contra a “falsa cultura”, contrariando a imagem de um pensador densoe de difícil acesso, adorno reúne ensaios arrebatadores e atuais como O que significa elaborar AUCHWITZ e elaborar o passado, considerado verdadeiras aulas de dialética, além de textos como: A filosofia e os professores e tabus acerca do magistério, televisão e formação, educação contra a barbárie, dentre outros.



Biografia

Theodor Wiesengrund Adorno (1903-1969)
Adornonasceu em 1903 em Frankfurt, Alemanha. Filho de Oscar Alexander, negociante prospero alemão, de origem judaica e convertida ao protestantismo e filho de Maria Barbara, cantora lírica italiana e católica.
Filosofo e critico musical estudou composição em Viena com Allan Berg, uma das figuras que mais contribuiu para o amadurecimento da musica atonal. Foi um dos principais pensadores da chamadaEscola de Frankfurt. Em 1933, com a tomada do poder pelos nazistas, Adorno se refugia na Inglaterra e depois em 1938 transfere-se para os Estados Unidos, onde escreve “Dialética do Esclarecimento” (1947) juntamente com Horkheimer.
Adorno foi professor em Frankfurt (atual Universidade Johann Wolfgang Goethe) em cuja universidade conclui o seu doutorado, nessa cidade participou em 1924 dafundação do instituto de pesquisas sociais. Entre 1938 e 1941, ocupou o cargo de diretor musical do setor de pesquisa da radio Princeton e depois o de vice-diretor do projeto de pesquisas sobre descriminação social da universidade da Califórnia, em Berkeley.
Adorno retornou à Alemanha em 1949, voltando a exercer suas atividades docentes e participou intensamente da vida política e culturaldo país. Teve uma participação destacada e polemica nos movimentos estudantis que sacudiram a Europa a partir de maio de 1968. Morreu em Visp, Suíça em 6 de agosto de 1969.
Suas principais obras foram:
* Dialética do esclarecimento A obra “Dialética do Esclarecimento” é um dos livros mais importantes tanto de Adorno, quanto da Escola de Frankfurt, e apresenta criticamente como o processo de...
tracking img