Festas juninas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO BÍBLICO SOBRE FESTAS JUNINAS.

1ª Aula – Uma história mentirosa.
Uma história enganosa foi inventada para confundir os cristãos. A história diz que Izabel estando grávida e nascendo seufilho, João, acendeu uma fogueira na montanha para avisar sua amiga Maria que morava longe, no pé da serra. A fogueira de São João.
Não há na Bíblia nenhuma referência de que Isabel tenha acendido umafogueira para avisar sua prima Maria do nascimento de seu filho. O que a Bíblia diz é que Isabel morava nas montanhas(Lc 1:39) e que Maria , sua prima, quando foi avisada pelo anjo do Senhor de que aprima estava já no sexto mês de gravidez, correu para visitá-la. Ao chegar lá Maria ficou com a prima por três meses , provavelmente até o nascimento de João Batista .(Lc 1:36-37)

2 ª Aula – Overdadeiro sentido das Festas Juninas.
Como observamos nos relatos da origem das festas juninas, estas são realizadas com o intuito de homenagear a três “santos”: João Batista ,Pedro e Antônio.Nestasfestas há uma miscigenação de costumes Europeus(Portugal,França e Espanha),Asiáticas(China),Africanos e Indígenas.
Mas segundo a palavra de Deus no texto de Lv. 26:1, não devemos adorar a ídolos. NÃOfareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.

3ª Aula – Origemdas Festas Juninas.
No Egito antigo, nesta época do ano era celebrado o início das colheitas e eles cultuavam ao deus sol e ao deus da fertilidade. Quando o cristianismo passou a ser a religiãooficial do ocidente, a festa mudou para reverenciar o nascimento de João Batista. As festas são conhecidas pelas brincadeiras(pular fogueira - usada no candomblé)comidas típicas , dança e muitasuperstição(invocar os espíritos dos santos para que encontre coisas perdidas, para que encontre casamento etc). Nesta lição devemos ensinar que além de sermos orientados na Bíblia que não devemos adorar a...
tracking img