Festas juninas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FESTAS JUNINAS



Seberi, junho, 2012
1 INTRODUÇÃO
As festas juninas são uma das tradições mais antigas no Brasil, de acordo com a literatura essas festividades foram trazidas ao país pelosportugueses na época da colonização. As festas juninas carregam esse nome por duas razões, a primeira é pelo fato de acontecerem nos mês de junho, já a segunda diz que está festa tem origem em paísescatólicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
Segundo a tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita etambém, pedir que o próximo plantio trouxesse bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antônio e São Pedro, cujas todas as datas comemoram seno mês de junho.
Dentre as três festas do mês de junho de São Pedro, Santo Antônio e São João, a mais comemorada é de São João, apesar do motivo religioso, as festas juninas têm um lado não tãosagrado que inclui dança, bebidas alcoólicas, fogos de artifício, balões, quadrilhas e até simpatias.



2 TRADIÇOES E COSTUMES
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcadopelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dosriscos de incêndio que representam, a festa continua seguida de muita musica e dança, há também as brincadeiras e gincanas que são realizadas de acordo com cada região,
2.1 Fogueira
A fogueira nafesta junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio,temperada com gengibre. A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
2.2 Balões
Não são mais usados embora no passado tenha sido...
tracking img