Idades do desenvolvimento humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Idades do desenvolvimento: As oito idades do homem
O primeiro estágio, chamado de Confiança x Desconfiança, ocorre a partir do nascimento até o primeiro ano de vida da criança. Através da relaçãocom a mãe, a criança adiquire ou não confiança em si mesma e no mundo que a cerca. Se a criança se sentir amada e protegida conseguirá amadurecer de forma equilibrada. Se a criança não tem suasnecessidade básicas atendidas poderá se tornar insegura sentindo medo e desconfiança em suas relações. Para Erikson, a importância da confiança básica se deve ao fato de aplicar a ideia de que a criança “nãosó aprendeu a confiar na uniformidade e na continuidade dos provedores externos, mas também em si próprio.
No segundo estágio. A criança passa a ter controle sobre sua musculatura e sobre suasnecessidades fisiológicas, o que lhe passa a conceder certa autonomia. Além do controle da musculatura a criança passa a explorar seu próprio meio, dar os primeiros passos, querer tocar e conhecer as coisasque a cerca. Esse desenvolvimento físico vem junto com o intelectual e a criança começa a aprender as regras sociais, o certo e o errado, o que se pode ou não fazer gerando um conflito entre suavontade e as regras sociais. Para ensinar as regras sociais os pais se utilizam de duas ferramenas, a vergonha e o encorajamento. O estabelecimento de regras deve ser feito de forma equilibrada.
Noterceiro estágio a criança já consegue distinguir o que pode fazer e o que não pode fazer e tem a capacidade de planejar suas ações dentro do que foi aprendido durante as fases anteriores. Nesse períodoela também percebe as diferenças sexuais entre homens e mulheres. Já ciente das regras sociais que condenam a relação idealizada, as crianças experimentam a sensação de culpa por seus sentimentos. Aenergia desse desejo é revestida pra outras atividades socialmente aceitáveis e a criança faz amigos, participa de jogos e aprende a ler e a escrever.
No quarto estágio a criança já se sente capaz de...
tracking img