Matematica aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNITIZAÇÃO
 
INTRODUÇÃO3
 
1 UNITIZAÇÃO: CONCEITOS4
 
  1.1 Vantagens4
 
2 PALETIZAÇÃO6
 
  2.1 Pallet PBR:6
 
  2.2 Pallets Especiais8
 
  2.3 Pallets Comuns9
 
  2.4 Acessórios para pallets.11
 
3 CONTEINERS13
 
4 OUTROS ELEMENTOS14
 
5 CONCLUSÃO15
 
6 BIBLIOGRAFIA16
 
INTRODUÇÃO
 
         O trabalho de carregar, descarregar e movimentar materiais é um esforço quetoda empresa deve realizar durante suas atividades. Porém, tratam-se de operações que, além de não agregarem qualquer valor ao produto, possuem custos elevadíssimos, sendo um fator decisivo na competitividade das empresas.
         Dentro deste enfoque, surge uma alternativa para buscar a minimização destes custos: a unitização de cargas. Este tipo de abordagem vem sendo empregada por váriasempresas, que além de obterem maior lucro, ganham em segurança e em facilidade de manuseio de produtos.
         Neste trabalho, traremos conceitos básicos sobre unitização, enfatizando o uso de pallets e conteiners, que são as formas mais comuns de unitização nas empresas atualmente.
 
1 UNITIZAÇÃO: CONCEITOS
 
         A unitização consiste na operação de união de mercadorias de peso, tamanho eformato distintos em cargas de volumes unitários, possibilitando uma racionalização do espaço útil e maior agilidade e segurança em processos de desembarque e embarque.
         As cargas unitárias devem possuir o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação.
         Os tipos mais comuns de unitização de cargas são as seguintes:
 
        - cargas paletizadas*
          - cargas pré-lingadas
          - conteiners*
          - tipos especiais de unitização
 
1.1 Vantagens
 
 1. Minimização do custo hora/homem;
 2. Menores custos de manutenção do inventário, e melhor controle do mesmo;
 3. Rapidez na estocagem;
 4. Racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem;
 
    Diminuição das operações de movimentação
 
 5. Redução de acidentes pessoais;
 6. Economia de até 50% no custo da movimentação;
 7. Diminuição de danos aos produtos;
 8. Redução do tempo de rotulagem;
 9. Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação;
10. Uniformização do local de estocagem.
 
2 PALETIZAÇÃO
 
         A paletização é, sem sombra de dúvida, a forma de unitizaçãomais conhecida e difundida nos dias de  hoje. Basicamente, consiste de uma plataforma, geralmente de madeira (mas que também pode ser de metal, plástico, fibra ou outro material), disposta horizontalmente, no qual a carga pode ser empilhada e estabilizada. Na maioria dos casos é projetado para ser movimentado mecanicamente, através de guindastes, empilhadeiras ou veículos de garfo.
        Apresentamos a seguir os tipos mais comuns de pallets, suas características e formas de manuseio.
 
2.1 Pallet PBR:
 
         Introduzido no mercado em 1990 pela Abras e entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização(CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), depois de vários anos de testes e ensaios, o                               pallet padrão PBR é omodelo ideal para a movimentação e armazenamento de                               mercadorias no Brasil. As vantagens do produto são inegáveis para toda a cadeia                               de distribuição, incluindo os próprios fabricantes. Com a padronização da medida,                               em 1,00x1,20m, e da estrutura de construção, pela primeira vez passou a ser                              economicamente viável a manutenção de estoques de pallets para venda futura.
                Graças ao conceito de intercâmbio, iniciou-se também o funcionamento de um pool de usuários do equipamento em todo o País. Somente no ano passado, cerca de 40% do total de pallets vendidos pelas empresas credenciadas já passou a ser o padrão PBR.
         Suas principais características são as...
tracking img