Hymenolepiase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 3
Hymenolepis nana 4
Morfologia 4
- Verme adulto 5
- Ovo 6
- Larva cisticercóide 6
Ciclo biológico – Monoxeno 7
Ciclo biológico – Heteroxeno 7
- Mecanismo de infecção 8
Patogenia 8
Diagnóstico parasitológico 9
Epidemiologia 9
Tratamento 9
Profilaxia 9
Hymenolepis diminuta 10
Morfologia 10- Verme adulto 10
- Ovos 11
- Larva cisticercoide 11
Ciclo evolutivo 12
- Hospedeiro acidental 12
Referencias bibliográficas 13



Introdução

| | |


Himenolepíase é uma verminose causada pelo Hymenolepis nana, que é um parasitacosmopolita, mais frequente em regiões de clima quente. A densidade populacional e o hábito de viver em ambientes fechados são dois fatores muito importantes na determinação da incidência dessa verminose. A resistência de até 10 dias dos ovos do parasita em meio externo, os maus hábitos higiênicos, a ingestão acidental de alimentos e bebidas contaminados são formas bastante comuns de se contrair ahimenolepíase.
No organismo, o Hymenolepis nana causa diversos sintomas no indivíduo, que varia em relação ao número de parasitas e a idade em que este indivíduo se encontra. São mais evidentes em crianças e se caracterizam principalmente por diarréias, dor abdominal, agitação, insônia, irritabilidade, raramente ocorrendo sintomas nervosos, dos quais os mais penosos são ataquesepilépticos em formas variadas, incluindo cianos, perda de consciência e convulsões. Além disto, o verme pode causar extensas lesões na mucosa intestinal com pequenas ulcerações e perda de peso. O habitat principal do verme adulto é no intestino delgado, principalmente no íleo e jejuno do homem.
Outro verme responsável por causar essa doença é o Hymenolepis diminuta. Esse helminto geralmenteinfecta ratos, camundongos e outros roedores, mas podem ocasionalmente infectar o homem pela ingestão acidental desses artrópodes infectados pelas larvas cisticercóides. Os vermes adultos medem até 60 cm de comprimento e o escólex não tem acúleos. Geralmente as pessoas infectadas são assintomáticas.

Hymenolepis nana


Filo: Platyhelminthes
Classe: Cestoidea
Ordem: Cyclophyllida
Família:Hymenolepididae
Gênero: Hymenolepis
Doença: Himenolepiose;
Habitat: Intestino delgado (íleo e jejuno);
Ciclo: Monoxeno e heteroxeno;
Formas evolutivas: Ovo, verme adulto e larva cisticercóide;
Hospedeiro Definitivo: Homem;
Hospedeiro Intermediário: Coleópteros - pulgas (principalmente de rato) e carunchos de cereais Trebollium, TrebisPulgas.



Morfologia


[pic]



Vermeadulto:



Medem cerca de 3 a 5 cm com 100 a 200 proglotes com genitálias feminina e masculina, seu tamanho depende da infecção. Possui escólex com quatro ventosas e um rostro retrátil armado com uma fileira de acúleos.




Ovo:


O ovo da Hymenolepis nana tem formato de “chapéu mexicano” medindo 40 a 50 µm, apresentam membrana externa delgada envolvendo o espaçoclaro, membrana interna envolvendo a oncosfera, mamelões em posição oposta de onde partem filamentos longos, 3 pares de acúleos e sua meia vida é de 10 dias no ambiente.



Larva cisticercóide:


Possui escólex invaginado e envolto por uma membrana, medem aproximadamente 500 µm de diâmetro e apresentam líquido em seu interior.




Ciclo biológico – MonoxenoOs ovos são eliminados juntamente com as fezes e chegando ao exterior podem contaminar o ambiente e ser ingeridos por alguma criança, especialmente junto com alimentos ou nas mãos sujas. Ao chegar ao estômago, o embrióforo é semidigerido pelo suco gástrico e chega ao duodeno, onde a oncosfera eclode e prende-se nas microvilosidades do jejuno ou do íleo, em quatro dias dá origem a uma larva...
tracking img