Musiterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Vanda Lúcia Pereira da Silva1
Maria do Socorro Oliveira Cavalachy 2


RESUMO: Este artigo apresenta a importância da música no processo de ensino e aprendizagem; tem como objetivo apresentar uma proposta investigativa sobre a música na área educacional, buscando propor ações interventivas quepossam favorecer a mobilização de potencialidade na criança com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. E assim, possibilitando mudanças através da utilização de métodos musicais e lúdicos. O trabalho em sala de aula com a música é uma proposta que vai além do aspecto motivador, visto que abre espaço para uma diversidade de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento pleno dacriança. Ao inserir a música na prática diária no ambiente educativo, a mesma pode tornar-se um importante elemento auxiliador no processo de aprendizagem da leitura e da escrita ,criando gosto pelos diversos assuntos estudados. Desenvolvendo a coordenação motora ,a criança adquire ritmo auxiliando na formação de conceitos , autoestima e interação com o outro.

Palavras- chave: Leitura;Importância; Música; Dificuldades; Aprendizagens.










1 Graduanda em pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – INESC – Núcleo Juazeiro do Norte. wanda.lu@hotmail.com 2 Professora da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN – Núcleo Juazeiro do Norte- kavalachy@bol.com.



INTRODUÇÃO



O presente artigo tem como objetivo apresentar a música, como elementocontribuinte para o desenvolvimento da inteligência e a integração do aluno. Tem como proposta investigar a música na área educacional, buscando propor ações interventivas que possam favorecer a mobilização de potencialidades na criança com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita, possibilitando mudanças através da utilização de métodos musicais entre o cantar ler e escrever.
A músicaé uma forma de conhecimento que possibilita modos de percepção e expressão única e não pode ser substituída por outra forma de conhecimento. Sendo assim, a instituição educativa deve propiciar uma formação mais plena para todos os indivíduos. As mudanças de paradigmas deverão sair dos discursos para a prática. Muito se fala de instituição educativa formadora de cidadãos mais conscientes de si edo seu mundo, porém, ainda se reforça a racionalidade na escola, ignorando que a formação plena do indivíduo também passa pelo desenvolvimento dos aspectos emocionais e sensíveis.
Existem os mais variados motivos que fazem com que as pessoas decidam estudar música, e esse início pode se dar em qualquer etapa da vida. Quando criança, muitas pessoas começam os estudos musicais por decisões dafamília ou por algum talento demonstrado em casa. Na adolescência os ídolos é que muitas vezes nos aproximam do estudo musical. Já adultos geralmente é por uma paixão escondida que fica latente por anos até uma decisão de que é hora de começar os estudos musicais.
Qualquer que seja o motivo, aos nos tornarmos alunos de música entramos para um seleto grupo admirado por muitos na sociedade. Os maisrecentes estudos em psicologia, neurolinguística, cognição e outras ciências trazem à tona vários benefícios aos que se propõe dominar essa linguagem complexa que é a música.
O trabalho em sala de aula com a música é uma proposta que vai além do aspecto motivador, visto que abre espaço para uma diversidade de oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento pleno da criança. Ao inserir-se a música naprática diária do ambiente educativo, a mesma pode tornar-se um importante elemento auxiliador no processo de aprendizagem da escrita e da leitura criando o gosto pelos diversos assuntos estudados, desenvolvendo a coordenação motora – o ritmo, auxiliando na formação de conceitos, no desenvolvimento da autoestima e na interação com o outro.
Além disso, os benefícios em estudar música se dão a...
tracking img