Imunidade inata e adquirida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo imunologia:
Aula 01:
Antígeno: Substancia que e reconhecida pelo sistema imune.
Imunógeno: E uma substancia estranha que e alvo ou induz uma resposta imunológica especifica.
Bom imunógeno: origem proteica, elevado peso molecular, alta complexidade, não próprio.
*Todo imunógeno e um antígeno, mas nem todo antígeno e imunógeno.
-Resposta Natural ou Inata: E a linha de defesa inicialcontra microrganismos pode durar horas ou dias, consistindo em mecanismos celulares e bioquímicos que já existiam antes de se estabelecer uma infecção.
RESPOSTA IMEDIATA, NAO FABRICA CELULAS MEMORIAS, ANTIGENO INESPECIFICO (reconhecem patogenos por receptores que reconhecem PAMPS-> padrões moleculares associados a patógenos).

Componentes: Fagócitos (macrófagos, monócitos, neutrófilos,células dendriticas e linfócito natural killer) e degranuladores (basófilos, eosinófilos e mastócitos).
1)Barreiras físico-químicas Saliva (histatinas e lisozima), Epitélio descamativo, pH baixo, Bactérias comensais ou Barreiras Naturais como o Peristaltismo.
2)Células fagocitárias (neutrófilo, macrófago) e Células NK
3)Proteínassanguíneas
4)Citosinas (proteínas que emitem sinais entre as células durante o desencadeamento da resp. imunológica, regulam e coordenam atividades das células da imunidade inata, duração e intensidade da resposta induz a geração e maturação de novas células a partir de precursores -> diferenciação ex: interleucinas). Os principais grupos de citosinas são: Interferons (IFNs) (limitam apropagação de certas infecções virais), Interleucinas (ILs) (a maioria delas está envolvida na indução de divisão e diferenciação de outras células), Fatores estimuladores de colónias (CSFs) (divisão e diferenciação das células-tronco na medula óssea e dos precursores dos leucócitos sangüíneos.
Complexo principal de histocompatibilidade – MHC:
• MHC de classe I – todas as células
Nucleadas.
•MHC de classe II – células APC.
Monócitos: tem papel importante no desenvolvimento e homeostase do organismo, remoção de células apoptóticas e eliminação de componentes tóxicos. São os primeiros a atuarem na barreira do sistema imune.
Monócitos estão no sangue se diferenciam em: macrófagos na pele.

Macrófagos: células presentes nos tecidos e suas características morfológicas que variamde acordo com o estado de atividade funcional e o tecido que habitam.
Sua função é apresentar os antígenos e ativação de mecanismos bactericidas (secretam enzimas proteolíticas e fatores citotóxicos)

Células dentriticas: Localização: Teciduais captam os antígenos e migram para
os linfonodos.
• intensa capacidade fagocítica
• longas projeções de membrana
• grandes quantidades de receptorespara padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs)
APC profissional, MHCII.
Em caso de inflamação, estas avisam à outras células do corpo para que ocorra defesa, ativando o sistema imune adaptativo se necessário.

Neutrófilos: são polimorfo nucleados , possuindo núcleo dividido de 4 à 8 pedaços, e sendo conhecidos com granulócitos. Estes também estão presentes no sangue, vivendo de 24à 48 horas na ausência de inflamação. Quando ocorre inflamação este tempo de vida se altera para um espaço de 48 à 96 horas. São as primeiras células a chegarem no sítio de infecção (fase inicial das infecções).
Os neutrófilos saem da corrente sanguínea para atuar na área de tecido lesado, na pele. Ao morrer, por estarem atuando num tecido lesionado inflamado, os neutrófilos viram pus (bactériaspiogenicas). Através da sua autodestruição e exposição de seu DNA cria-se uma rede de retenção das bactérias. Não sem coram por corantes.

Linfócito NK: destroem células infectadas por receptores com diversidade mais limitada. MHC classe I
Basófilos: são grânulos com afinidade por hematoxilina, a qual é uma substancia básica de coloração roxa
Eosinófilos: possui grânulos que tem...
tracking img