Imunidade inata e adquirida

Resumo imunologia:
Aula 01:
Antígeno: Substancia que e reconhecida pelo sistema imune.
Imunógeno: E uma substancia estranha que e alvo ou induz uma resposta imunológica especifica.
Bom imunógeno:origem proteica, elevado peso molecular, alta complexidade, não próprio.
*Todo imunógeno e um antígeno, mas nem todo antígeno e imunógeno.
-Resposta Natural ou Inata: E a linha de defesa inicialcontra microrganismos pode durar horas ou dias, consistindo em mecanismos celulares e bioquímicos que já existiam antes de se estabelecer uma infecção.
RESPOSTA IMEDIATA, NAO FABRICA CELULAS MEMORIAS,ANTIGENO INESPECIFICO (reconhecem patogenos por receptores que reconhecem PAMPS-> padrões moleculares associados a patógenos).

Componentes: Fagócitos (macrófagos, monócitos, neutrófilos,células dendriticas e linfócito natural killer) e degranuladores (basófilos, eosinófilos e mastócitos).
1)Barreiras físico-químicas Saliva (histatinas e lisozima), Epitélio descamativo, pHbaixo, Bactérias comensais ou Barreiras Naturais como o Peristaltismo.
2)Células fagocitárias (neutrófilo, macrófago) e Células NK
3)Proteínassanguíneas
4)Citosinas (proteínas que emitem sinais entre as células durante o desencadeamento da resp. imunológica, regulam e coordenam atividades das células da imunidade inata, duração eintensidade da resposta induz a geração e maturação de novas células a partir de precursores -> diferenciação ex: interleucinas). Os principais grupos de citosinas são: Interferons (IFNs) (limitam apropagação de certas infecções virais), Interleucinas (ILs) (a maioria delas está envolvida na indução de divisão e diferenciação de outras células), Fatores estimuladores de colónias (CSFs) (divisãoe diferenciação das células-tronco na medula óssea e dos precursores dos leucócitos sangüíneos.
Complexo principal de histocompatibilidade – MHC:
• MHC de classe I – todas as células
Nucleadas....
tracking img