Humidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3723 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente trabalho ilustra-nos de varias maneiras como o universo se comporta, nesse âmbito a humidade relativa nos revela que é uma importante variável (medida) usada na previsão do tempo, e indica a possibilidade de precipitação (chuva, neve, entre outros), orvalho ou nevoeiro.
Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazerprevisões). Essa humidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.

2. Conceito
A humidade é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Fisicamente, a humidade relativa é definida como a razão daquantidade de vapor de água presente numa porção da atmosfera (pressão parcial de vapor) com a quantidade máxima de vapor de água que a atmosfera pode suportar a uma determinada temperatura (pressão de vapor). A humidade relativa é uma importante variável (medida) usada na previsão do tempo, e indica a possibilidade de precipitação (chuva, neve, entre outros), orvalho ou nevoeiro.
A alta humidade durantedias quentes faz a sensação térmica aumentar, ou seja, a pessoa tem a impressão de que está fazendo mais calor, devido à redução da eficácia da transpiração da pele, e assim reduzindo o resfriamento corporal. Por outro lado, a baixa humidade dos desertos causa uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. Este efeito é calculado pela tabela de índice de calor.
2.1 Humidade relativaEsta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, académico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Higrómetro é um instrumentousado para medir a humidade do ar.
A humidade relativa (português brasileiro) ou humidade relativa (português europeu) é a relação entre a pressão de vapor do ar (medida em pascal) e a pressão de vapor do ar obtida em condições de equilíbrio ou saturação sobre uma superfície de água líquida ou gelo. O valor da UR varia entre 0 e 1 para condições até a saturação (e acima de 1 para condições supersaturadas) de acordo com a temperatura. Convencionalmente também é denotada em percentagem. Em outras palavras pode se dizer que humidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (humidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará(fazer previsões). Essa humidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Quando certo material é exposto a humidade, ele perde ou ganha água para ajustar sua própria humidade a uma condição de equilíbrio com oambiente. Isso ocorre quando a pressão de vapor da superfície do material se iguala a pressão de vapor de água do ar que o envolve.

3. Variação da humidade
Humidade atmosférica é a quantidade de vapor de água existente na atmosfera num dado momento.
A energia solar faz evaporar uma parte da água existente à superfície da Terra. A água existente na atmosfera pode estar no estado gasoso,líquido ou sólido.
É através do ciclo hidrológico que se processam as trocas de água entre a Terra e a Atmosfera. Este ciclo é constituído por três fases: evaporação, condensação e precipitação.
Para além da temperatura (da qual depende a evaporação), a distribuição das terras e dos mares é um factor importante na variação da humidade: esta é mais elevada sobre os oceanos do que sobre os...
tracking img