Plantio direto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do Sistema de Plantio Direto

O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista na qual procura-se manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduosvegetais. Essa cobertura tem por finalidade protegê-lo do impacto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. Existem diversos sinônimos ou termos equivalentes paraplantio direto: plantio direto na palha, cultivo zero, sem preparo ("no-tillage"), cultivo reduzido, entre outros. Efetivamente, poderia considerar-se o plantio direto como um cultivo mínimo, vistoque o preparo do solo limita-se ao sulco de semeadura, procedendo-se à semeadura, à adubação e, eventualmente, à aplicação de herbicidas em uma única operação.
O plantio direto, definido também, comoo processo de semeadura em solo não revolvido, no qual a semente é colocada em sulcos ou covas, com largura e profundidade suficientes para a adequada cobertura e contato das sementes com a terra, éhoje entendido como um sistema.

Esse sistema foi introduzido no país, na década de 70, por agricultores do Paraná, que foi revolucionaram a agricultura, permitindo a redução nos custos de produção,e ao mesmo tempo, combatendo alguns problemas ambientais crônicos, como a erosão do solo, e ajudando cerca de 75% das perdas de solo nas regiões de adoção do sistema. Porém a expansão do sistema sóse tornou expressiva a partir da década de 1990.
Mais de três décadas após a sua introdução, o plantio direto já ocupa uma área de 25 milhões de hectares, com grandes vantagens ao produtor, tais comomelhoria da produtividade, racionalização dos custos e, principalmente, a conservação do solo, o maior patrimônio dos agricultores.

Esse sistema de produção requer cuidados na sua implantação,convém verificar a acidez do solo. Como a terra não será revolvida, é muito importante corrigir o solo, tanto na camada superficial como na sub-superfície. Devem ser colhidas amostras e, se necessário,...
tracking img