Hospitais no brasil: origem da santa casa de misericórdia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HOSPITAIS NO BRASIL: ORIGEM DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

A palavra hospital é de raiz latina (Hospitalis) e de origem relativamente recente. Vem de hospes – hóspedes, porque antigamente nessascasas de assistência eram recebidos peregrinos, pobres e enfermos. A história dos primórdios da assistência à saúde de caráter coletivo no Brasil tem no Estado e na filantropia associação recorrente.O hospital tem sua origem em época muito anterior à era cristã, não obstante a opinião de autores que se têm esforçado para demonstrar o contrário. Não há dúvida, porém, que o cristianismo impulsionoue desvendou novos horizontes aos serviços de assistência, sob as mais variadas formas.
A história da medicina tem suas origens em época bem mais remota que a dos hospitais. O homem preocupado, aprincípio, apenas com o bem estar de sua família, foi obrigado, com o correr dos tempos e para sua própria defesa, a se interessar pela saúde dos seus semelhantes, quando o aumento da população e aintensificação do tráfego demonstraram a necessidade de proteção coletiva.
A primeira Casa de Misericórdia do Brasil, denominada “Hospital de Santos”, foi fundada por Braz Cubas, em 1543, com o objetivode exercer a caridade onde quer que houvesse dor física ou moral a aliviar. Mais tarde, foi eliminada também a discriminação entre nobres e plebeus para membros da Irmandade.
A partir de 1839, com aLei nº 148, ficou livre a criação de hospitais de caridade em todas as cidades que deles carecessem, concedendo-lhes favores e auxílios. Era o início da história das misericórdias brasileiras,atuantes no processo de evolução da medicina e do senso filantrópico da população.
Atualmente no Brasil, as Santas Casas somam mais de 2.500 hospitais, espalhados em todo o território nacional, responsáveispor cerca de 50% do número de leitos hospitalares existentes no país, na maioria dos casos, consolidando-se como Centros Regionais de Referência e Excelência Médica.
Os diferentes "tipos" e...
tracking img