Horta vertical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 31 (7516 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Nos últimos anos com o desejo de consumir alimentos orgânicos e a incerteza da qualidade dos vegetais adquiridos no mercado vem crescendo a necessidade do cultivo e do consumo de hortaliças orgânicas, mas a maioria das pessoas não tem espaços com terra para o cultivo tradicional e não conhecem outra forma de fazê-la a não ser pelos métodos já utilizados como plantarhortaliças em potes de plásticos ou até mesmo em vasos cerâmicos, mas que não resolvem o principal problema de quem mora nos grandes centros urbanos que é a falta de espaço. Surge então como alternativa as hortas verticais orgânicas, que pode ser utilizada em casas, apartamentos ou até mesmo em empresas suprindo a necessidade da falta de espaço e reaproveitando um dos produtos que mais polui omeio ambiente, o plástico (PLANETA SUSTENTAVEL 2011).
Diante deste exposto nasce a Verde Vertical uma empresa especializada em cultivo de hortas orgânicas em vários níveis utilizando o espaço vertical através de garrafas Pets, bombonas ou outros recipientes reaproveitáveis.






































1.1. Justificativa

Ocultivo de hortaliças em espaços pequenos vem se transformando em uma prática cada vez mais comum. Aproveitam-se pequenos espaços em casa como varandas, janelas, pequenos quintais para o cultivo de hortaliças orgânicas.
A horta vertical é uma técnica para atender esse publico que necessita ou deseja o cultivo de hortaliças em pequenos espaços, esse cultivo permite o aproveitamento doespaço vertical.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

• Utilizar a técnica do plantio de horta vertical visando o cultivo de hortaliças orgânicas em pequenos ambientes urbanos, contribuindo para a diminuição de resíduos gerados ao meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável.

2.2. Objetivos Específicos

• Descrever o sistema de gerenciamento praticadopela empresa e desenvolver o projeto social.

• Elaborar matriz de impacto, apresentando um plano de ação para empreendimento.

• Gerenciar os impactos ambientais causados pelo empreendimento e adotar medidas mitigadoras ou de recuperação de áreas degradadas, se for o caso.









3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

No início da década de 70 a agriculturaorgânica começou a ser introduzida no Brasil, ocorrendo de forma muito lenta em todo o país, sendo percebido que até poucos anos atrás muito pouco de prático tinha sido feito para mostrar técnicas e possibilidades que a agricultura orgânica oferece. Segundo DAROLT (2000), atualmente o Brasil ocupa o trigésimo quarto lugar no ranking dos países exportadores de produtos orgânicos. A expansãoobservada na agricultura orgânica no Brasil deve-se principalmente pela busca de uma alimentação mais saudável e o crescimento da consciência de preservação ecológica. A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura (1999) define Agricultura Orgânica como sendo:
O sistema de produção em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e socioeconômicos,respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto-sustentação no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais, a minimização de dependência de energias não renováveis e a eliminação de empregos de agrotóxicos e outros insumos artificiais tóxicos, organismos geneticamente modificados, e entre os mesmos, privilegiando a preservação da saúde ambiental e humana, assegurando assim, atransparência em todos os estádios da produção e da transformação.


Os vários métodos existentes de agricultura hoje no país são modernos e desenvolvidos por técnicas agronômicas, que visa não somente a economia em curto prazo, mas também se manter estável e auto-sustentável, respeitando leis e princípios ecológicos de conservação de recursos naturais.
Para manter a produtividade,...
tracking img