Horta vertical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HORTA VERTICAL COMO RECURSO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



LUIS ALEXANDRE SANTOS[1]

DANIEL LUIZ STEFENON[2]



INTRODUÇÃO

No presente trabalho procurarei expor as considerações adquiridas na experiência que vivenciei nas aulas de geografia na matéria de Estagio Supervisionado para Ensino Médio I e II, em que tive o privilégio de trabalhar com os alunos do colégio Estadual JoãoXXIII, abordando a temática Educação Ambiental (doravante E.A).

Esse texto apresenta uma parte teórica de uma pesquisa realizada no colégio, levando à tona a problemática de como trabalhar esse tema com os alunos sem apenas usar o livro didático como principal fonte de referência. Busquei abordar o tema “horta vertical”, para junto com os alunos melhor compreender questões como reciclagem,preservação ambiental, produção de alimentos sem agrotóxicos, aquecimento global, e o fenômeno globalização.

O objetivo principal do trabalho é levar ao educando o tema tão complexo a qual é o E.A, e de uma maneira simples e produtiva, explicar que a mesma se faz de simples atitudes e que todos podemos ser agentes de transformação do nosso meio.



FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICAOs problemas ambientais vem nos preocupando cada vez mais ao decorrer dos anos, exemplo disso temos a Lei 9.795/99 a qual trata a educação ambiental no âmbito multidisciplinar, essa lei impõe obrigatoriedade do ensino da E.A no âmbito formal e em seu segundo parágrafo do artigo Art. 3 cita “que as instituições educativas, devem promover a educação ambiental de maneira integrada aos programaseducacionais que desenvolvem.”

Colocando assim ao educador a responsabilidade de construir conhecimentos, habilidades e atitudes as quais são voltadas a importância da conservação do nosso meio ambiente, levando a tona que tais cuidados sejam essenciais para a qualidade de vida. No Brasil esse tema foi integrado aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), para que o conteúdoabordado nas escolas tenha seu vínculo com a educação ambiental.

A geografia é um dos principais componentes curriculares para abordar essa temática, devido à característica do seu objeto de estudo ter uma relação entre a sociedade e o meio-natural. Segundo Mendonça (2001, apud RIBEIRO, 2006, p. 35)




Os princípios básicos e os objetivos principais, assim comoo objeto de estudo da geografia, desde a sua origem como ciência, são de caráter eminentemente ambientalista. A geografia é, sem sombra de dúvida, a única ciência que desde a sua formação se propôs o estudo da relação entre os homens e o meio natural do planeta – o meio ambiente atualmente em voga é propalado na perspectiva que engloba o meio natural e social. Observando-se a história da evoluçãoda ciência moderna percebe-se que a geografia é a única ciência de cunho ambientalista lato sensu desde sua origem, sendo que as outras são mais específicas no tratamento da referida temática. (...) Contudo, não se pretende dizer que a geografia é a única que sozinha consegue dar conta de toda a problemática que envolve o conhecimento do meio ambiente.

.

A escola tem um grande papelpara a conscientização desses alunos podendo nos ajudar na sensibilização para a preservação do meio ambiente, tendo vários temas a serem abordados como, o meio ambiente, ecologia, preservação da natureza, reciclagem, desenvolvimento sustentável, consumo racional da água, poluição ambiental, efeito estufa, aquecimento global, etc.




A principal função do trabalhocom tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de...
tracking img