Horta nas escolas: eixo gerador de dinâmicas educacionais para melhoria da aprendizagem e das relações com o meio ambiente, com os outros e com a saúde.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HORTA NAS ESCOLAS: eixo gerador de dinâmicas educacionais para melhoria da aprendizagem e das relações com o meio ambiente, com os outros e com a saúde.
*Claudia R. Zanette(AG)1; Patricia Felix(AG)1; Rafael C. Carvalho(AG)1; Jackson Hagge Menezes(TC)2 contato@educambiente.com.br
1Educambiente (empresa de treinamentos e serviços em turismo e meio ambiente)-Mata de São João/BA
2InstitutoImbassaí – Mata de São João/BA


Palavras-chave: permacultura, hábitos alimentares saudáveis, agricultura orgânica.

INTRODUÇÃO
O litoral norte da Bahia vem sendo palco de intenso desenvolvimento turístico. O maior desafio da gestão pública estadual e municipal é crescer de forma sustentável, ou seja, obter os benefícios de investimentos do setor turístico sem degradação ambiental esociocultural. Esse desafio também deve fazer parte da visão estratégica dos empreendimentos hoteleiros que aí se instalam.
Para a implantação e operação desses empreendimentos é necessário o cumprimento de uma série de condicionantes para obtenção da Licença Ambiental. Um deles consiste na elaboração e execução do Programa de Educação Ambiental (P.E.A.).
O presente trabalho traz o relato da experiênciade um dos projetos desenvolvidos pelo P.E.A. do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, localizado em Imbassaí, município de Mata de São João.
A necessidade de buscar outras formas de cultivo que não a convencional com agrotóxicos, de aproveitar os recursos e conhecimentos locais e multiplicar aos educandos do município os princípios da agricultura orgânica e da permacultura é a grandejustificativa desse projeto.
Desde 2008 o Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos, título que não merece nenhuma comemoração. Precisamos de uma sociedade cada vez mais consciente dos prejuízos que esses insumos agrícolas trazem a nossa saúde e das formas alternativas de produção de alimentos.
O Projeto Horta nas Escolas representa uma importante estratégia no enfrentamento dos desafios impostospela busca de segurança alimentar e nutricional e traz reais possibilidades de inserir no cotidiano da escola o debate sobre a cultura de hábitos alimentares saudáveis e a relação sustentável com o ambiente através de uma prática pedagógica dinâmica e promotora de aprendizagens.
Os objetivos do projeto são: intervir na cultura alimentar e nutricional dos educandos, professores e funcionários pormeio da horta orgânica incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável à prática pedagógica; instrumentalizar alunos, professores e funcionários para implantarem e cuidarem de hortas orgânicas na escola, nas suas casas e na comunidade.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto Horta nas Escolas está entrando no seu terceiro ano de atuação no município de Mata de São João/BA. Duasescolas municipais e cerca de 400 pessoas entre alunos, professores e funcionários já participaram das atividades.
A metodologia aplicada visa valorizar o diálogo, o trabalho em grupo, a pluralidade, a utilização de diferentes linguagens e fontes de informação, o questionamento da realidade, a resolução de problemas, a capacidade de análise crítica, a construção coletiva do conhecimento comorecomendado pelos objetivos gerais do ensino de ciências naturais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997)1.
O método de construção dos canteiros, de plantio consorciado de culturas, de manejo do solo e pragas, de compostagem e adubação seguem os princípios da permacultura e da agricultura orgânica, valorizando os recursos já existentes na área ou nas proximidades e as espécies adaptadas aoclima, solo e hábitos locais. Foram utilizados as orientações e material didático do projeto Educando com a Horta Escolar do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC)2, assim como as sugestões de atividades permaculturais do livro Escola Sustentável, de Lucia Legan (2004)3.
O Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa disponibiliza todo o material (ferramentas, sementes, sistema de...
tracking img