Homero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Claretiano

Curso de História

HISTÓRIA ANTIGA I

Professor TIAGO TADEU CONTIERO
Aluno Marcio de Andrade - RA: 1086765
Pólo de São José dos Campos / SP - DGLH1201SJCC

UNIDADE 2
A GRÉCIA DESCRITA PELOS POEMAS DE HOMERO

Atividade
Entre as várias polêmicas que cercam as obras Ilíada e Odisseia, a maior delas é sobre seu(s) escritor (es). Assim, de acordoos estudos feitos nas Unidades 1 e 2, envie para seu tutor, na ferramenta Portfólio, um texto comentando do que se trata a Questão Homérica, bem como quais as principais opiniões a respeito da existência de Homero e de mais autores para estes textos, ressaltando os argumentos de cada opinião diferente. Tente descrever, também, as polêmicas em torno do(s) momento(s) histórico(s) retratado(s) nestasobras.

Biografia de Homero
Homero foi um poeta grego que provavelmente viveu por volta do século 8º a. C, na Jônia (atual região da Turquia). Não há certeza sobre a sua real existência nem sobre o período em que ele viveu, já que nem os próprios gregos antigos tinham certeza sobre a datação de seu nascimento. O historiador grego Heródoto situou-o na primeira metade do século 9º a. C.; já ohistoriador Teopompo o localizou no início do século 7º a. C.
Os gregos atribuíram a ele a escrita de duas importantes obras épicas: a Ilíada e a Odisseia.
Em torno de Homero, surgiram muitas lendas, como sua pobreza, cegueira e seu afã viajante. Muitos historiadores acreditavam que Homero era um poeta itinerante, como era de costume na época. Viajava de cidade em cidade, recitando seus versos.De acordo com estas obras, referem-se a dois períodos específicos (Pré-Homérico e Homérico) e a três momentos históricos gregos, a saber:
1º) Civilização creto-micênica e a vida nos palácios;
2º) Chegada e invasão dos povos Dórios, destruindo a civilização creto-micênica;
3º) Época em que viveu Homero, também conhecida como “Idade das Trevas Grega”.
A importância histórica desse poeta e dessasduas obras épicas são que chegaram até nós referentes ao período da história da Grécia do século 8º a. C (Período Homérico) e tratam de acontecimentos que teriam ocorrido na Grécia, aproximadamente, em 1200 a. C. (Período Pré-Homérico), por isso tais poemas são tão importantes para que conheçamos a história dos gregos antigos.

Resumo da Obra Épica Ilíada
A guerra de Tróia foi um conflitoentre gregos e troianos e durou aproximadamente 10 anos. Aconteceu por causa do rapto da princesa grega Helena (esposa do rei Menelau). O príncipe troiano Paris foi a Esparta (cidade da Grécia) acabou apaixonando-se por Helena e a raptou. Com o rapto de sua esposa o rei ficou enfurecido e fez com que os guerreiros gregos os quais haviam jurado proteger Helena, organizassem um exército, o qual foicomandado pelo general Agamenon. O cerco á Tróia durou dez anos. Vários soldados foram mortos, inclusive Aquiles (Após ser atingido no seu ponto fraco, o calcanhar). O conflito terminou após a execução de grande plano do guerreiro Ulisses, o mais esperto e inteligente dos homens gregos. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Dizendo que os inimigos estavam desistindo daguerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram o presente e deixaram o enorme cavalo ser conduzido para dentro dos muros protetores da cidade. Após uma longa noite de comemoração os troianos foram dormir exaustos. Nesse momento, os soldados que estavam escondidos dentro do cavalo atacaram a cidade, abrindo os portões da fortaleza para que os outros guerreiros entrassem edestruíssem Tróia.

Resumo da Obra Épica ODISSEIA
Ulisses não retorna da guerra de Tróia quando está é finda. Muitos eram os pretendentes de sua esposa Penélope. Enquanto sua esposa é importunada por homens sem escrúpulos, Ulisses luta brava e astuciosamente contra ciclopes, sereias e monstros marinhos. Assim perde suas embarcações e amigos e chega á Ilha de Calipso, onde permanece por sete anos....
tracking img