Homero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O texto que se segue é uma tentativa de trabalhar a relação entre história e literatura, pensando em como obras literárias como a de Tucídides ou as atribuídas a Homero, podem auxiliar o historiador no trabalho com a história antiga, podendo ser um instrumento de trabalho tanto nas práticas de pesquisa, como fonte auxiliar, como dentro das salas de aula como fomentador dediscussões.
Como veremos adiante tais obras abrangem um universo cultural vasto, e se mostram com uma importância significativa na compreensão do mundo ocidental, antigo ou moderno. Cabendo ao profissional da história a destreza para fazê-las falar com a devida pertinência.

UMA VISÃO HISTORIOGRÁFICA DA OBRA

Obras fundantes como as de Tucídides e as atribuídas a Homero, são de grandeimportância na compreensão do pensamento e do mundo grego, e tais obras possuem também um papel relevante na formação do pensamento ocidental, uma vez que este por diversas vezes se remeteu à Grécia Antiga, durante o processo de elaboração ou reelaboração de correntes filosóficas como, por exemplo, o idealismo, ou o racionalismo. Tais obras abrangem um universo bastante vasto, e para uma melhor analisedestas obras, podemos nos pautar nos trabalhos já produzidos pela historiografia, de forma a nos ajudar a pensar na relação entre tais literaturas e a história.
Assim ao lermos em Katsuzo Koike que é importante “... lembrar que dos grandes ideais cultivados pelo homem grego arcaico foi o desejo de fama e glória (kléos) resquício dos tempos heróicos cantados por Homero e outros poetas”[1]. Nosdeparamos com o fato de que se em tais obras, encontramos essa busca pela perpetuação da imagem e pelos grandes feitos do passado, podemos pensar que mais do que contar algumas histórias ou lendas, elas carregam em si os ideais de seu povo e da época em que foram escritas, sendo, portanto um reflexo do universo cultural inerente à sua produção.
Considerando que tais obras tem no seu interior, parte douniverso cultural no qual foram produzidas, elas acabam por ter uma importância significativa na compreensão do mundo antigo, ao preencher lacunas deixadas pela documentação escrita e/ou arqueológica, expor mais que tal associação possa parecer estranha ou até mesmo engraçada em comparação ao meticuloso trabalho do historiador, é inegável o seu valor como testemunho - direto ou indireto – naformação do conhecimento histórico; como nos faz refletir a seguinte afirmação de Moses I. Finley: “A inevitável dependência dos poemas de Horácio como fonte de informação sobre a ideologia augustana, ou da Eumênedes de Ésquilo para conhecermos o momento decisivo da história ateniense, quando se dava um passo adiante em relação ao que conhecemos como a democracia de Péricles, ajuda a entender esse“engraçado'”.[2]
Apesar da atuação significativa destas obras clássicas na compreensão do mundo antigo (mundo grego); é importante ressaltar que são um reflexo daquela ou de parte daquela realidade. Devemos entendê-las então como uma idealização do mundo e do pensamento grego, e não como estes em si; afirmando essa idéia façamos valer as palavras de Pierre-Vidal Naquet: “A obra prima platônicaconstituiu na redação, talvez pela primeira vez na história da literatura ocidental, de uma “pseudo-história”: um romance histórico deliberadamente falso com as aparências do verdadeiro”...[3]
Ao tocar neste ponto (veracidade) podemos exercer uma pequena analise sobre as obras de Tucídides e as atribuídas a Homero. Sendo uma diferença básica entre elas que na Odisséia (obra analisada de Homero) háuma clara alusão ao mito, enquanto Tucídides busca, na sua concepção, retratar na História da Guerra do Peloponeso, a trajetória da guerra como realmente ocorreu, deixando seu relato como um a lição gravada na memória do tempo.
Os poemas atribuídos a Homero são poemas épicos, cantam os grandes feitos do tempo dos heróis, mas usam para tal as explicações míticas, vemos isto em várias...
tracking img