homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Verifique as afirmações abaixo:
I)             Aprendemos a estar no mundo, e não simplesmente somos “jogados” nele. Desde a língua que falamos para nos comunicar, até os símbolos que associamos acrenças, sonhos e mensagens, são criados de acordo com uma mentalidade coletiva comum. Esse “modelo” para nos comunicar e dar sentido ao que p nensamos, é dado pela nossa cultura.
II)           Assim,Lévi-Strauss afirma que o fato de possuir cultura, dota a espécie humana de uma característica fenomenal, que é a de ter nos distanciado dos instintos.
Ou seja, para ele, é importante perceber como acultura nos moldou como seres que agem não apenas preocupados com realizações praticas de sobrevivência, e sim, como agimos o tempo todo pautados em uma moral, uma ética de mundo que nos dáconsciência.
III)         Ao que tudo indica, assim que nossos ancestrais desenvolveram uma dependência da cultura para sobreviver, a seleção natural começou a favorecer genes para o comportamento cultural.
 Assinale a alternativa correta:
A) As três afirmações estão corretas


Leia o trecho abaixo, extraído de um livro da bibliografia complementar:
 “O modo de vida estritamente cultural impõe uma série deexigências para seu funcionamento. Para começar, aumenta muito a importância da proximidade e das relações sociais por um lado, e da inteligência, por outro. Nenhuma espécie envereda por um caminhodestes impunemente. Dentro de um jogo complicado, pode-se pensar que a cultura, ao aumentar as chances de sobrevivência do grupo, também aumenta a sua dependência da cultura para sobreviver. Ao mesmotempo em que liberta, submete.
Escapa-se de uma armadilha, entrando em outra.”
De acordo com os conhecimentos sobre cultura, podemos afirmar:
d)  O trecho acima está correto e atual. Cada vez mais,somos dependentes de uma cultura.

Considere o exemplo de relações sexuais entre indivíduos que possuem  vínculos familiares muito diretos, como pais e filhos, ou tios e sobrinhos. Este exemplo...
tracking img