Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1848 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:

Resposta a. A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.

b. A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.

c. Não podemos utilizaras referências de uma cultura para julgar a mesma.

d. A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.

e. Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo.

.
0,5 pontos
Pergunta 5

Analise o trecho doartigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):

"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestrescervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte daera do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira dohomem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30.5.2009.

Resposta a. "Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros”.

b. “Para dar a essa história suadimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo”.

c. “Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto”.

d. “O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terrae dos artefatos de madeira, metal e barro”.

e. E aqui na América já existiam centros cerimoniais no Peru.

.
0,5 pontos
Pergunta 6

Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:

“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e gruposespecíficos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento docristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Eros das diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.

Resposta a. A frase acima pode ser associada ao sentimento original de toda sociedade possuir uma cultura única, daí a idéia de etnocentrismo.

b. Apenas as pessoas...
tracking img